Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A VERDADE E O DOGMATISMO:





A VERDADE E O DOGMATISMO:

Quando Pilatos perguntou a JESUS: ‘’ O que é a verdade? ’’ JESUS não respondeu, mas o seu silêncio nesta e noutras circunstancias não impediu, que aqueles que atualmente se proclamam seus discípulos, atuem,  obrem,  como se D’ELE tivessem recebido a verdade, universal, absoluta.

As parábolas de incomparável sabedoria e beleza,  esconderam, (porque não era tempo) parte da verdade. 

Com tal entendimento, ou método,  o dogmatismo desenvolveu-se, nas igrejas, nas ciências, e por todos os lados. Uma aparência de verdade, obscuramente percebida nas regiões do abstrato, como a que se deduz das observações e experiências no campo da matéria, foi imposta sob a forma de revelação DIVINA e de dados científicos, a uma multidão demasiado ocupada para pensar por si própria.

A razão diz-nos que não é possível, neste mundo finito, condicionado, em que nos encontramos, determos, conhecermos a verdade absoluta, mas sim verdades relativas, em que nos devemos apoiar o melhor possível.

Em todos os tempos houveram, homens, pensadores, iniciados, que atingiram a verdade absoluta, mas não podiam ensinar a verdade universal na sua totalidade.

O homem comum, tem que por si mesmo e em si mesmo encontrar a verdade. Duas almas não são iguais e por isso a verdade suprema, deve ser recebida por elas de acordo com a sua capacidade e não por intermédio de outra.

O maior dos iniciados (CASO DE CRISTO), não pode revelar a Verdade Universal, mas sim o que dela é possível assimilar. 

A Verdade Absoluta é o símbolo da eternidade, e como nenhum pensamento finito compreende o eterno, nenhuma verdade perfeita pode desenvolver-se num pensamento finito.

Para nos  aproximarmos da verdade terrestre, primeiro temos que amar e defender a própria verdade, sem este sentimento não conseguiremos nenhuma cognição.

Nota : 
O espirito deste texto foi retirado da Coleção Opúsculo Philosophica , a redação é  do autor. 

JPF
17/07/13

Sem comentários:

Enviar um comentário