Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sistemas Políticos Importados e Exportados:


Sistemas políticos importados!

Nas páginas socias, e blogue, tenho condenado com alguma veemência os sistemas políticos importados. Condenação que vale o que vale, de acordo com a audição que tenho. Essas condenações ou apontar do dedo, nunca tiveram nem tem por objetivo, critica por critica, mas sim para se faça uma analise, se veja o que esta errado, se identifiquem os erros do passado e se evitem repeti-los.

O nosso planeta é constituído por uma enorme multiplicidade de homens e mulheres, com raízes, raças e cores diferentes. Há países que foram delimitados pelos donos da terra, por linhas, em mapas, que originaram fronteiras dividindo povos com as mesmas raízes, usos e costumes. Mas como se isso não basta-se, do dito civilizado e velho continente, exportaram-se, impuseram-se sistemas políticos, que fogem as realidades e raízes dos povos, numa grande maioria implantados pela força.

Estamos numa viragem de seculo e ciclo, são fortes os ventos de mudança a todos os níveis, o conhecimento que a algumas décadas atrás tardava a chegar ou não chegava ao esbarrar com as fronteiras do obscurantismo, hoje chega aos quatro cantos da terra em tempo útil. Lutar contra um conhecimento, que se desenha mais humano e justo, é incorporar o papel do D. Quixote, que lutava contra os moinhos de vento.

Os sistemas políticos exportados por uns, e importados outros, que deram origem a terríveis depurações, são muito bonitos no papel, mas, os seus mentores, esqueceram o ponto mais importante, as naturais diferenças que existem na mentalidade do homem e suas raízes. Somos aparentemente iguais, mas maravilhosamente diferentes.

Com a exclusão dos países que foram divididos por linhas traçadas em mapas, cada país e cada povo, tem raízes, usos e costumes diferentes. Logo os sistemas políticos deviam ter sido reajustados a essas diferenças.

A água cristalina, pura, se for retida num recipiente qualquer, acaba por apodrecer. Com algum espanto, ainda nos é possível verificar que há sistemas políticos, que pararam no tempo, estagnaram, não evoluíram, continuam fieis a cartilhas, cuja prática é depuradora e utópica. Com agravante de utilizarem o velho ditado (olha para o que eu digo e não para o que eu faço).

A inovação e mudança, não passa do ovo de colombo, basta tirar-lhe a carga bélica e animista, reajustando-a aos povos, tendo em conta as suas diferenças. Demonstrando uma postura politica, por atos, numa base de frontalidade, verdade e fraternidade. As palavras já não convencem ninguém, pelo menos os mais atentos.

Para que qualquer sistema politico, sirva o povo, tem de ser alargado as bases, para que estas analisem e fiscalizem, e dessa forma votem em consciência, e neutralizem, evitem, barões e tubarões dentro dos partidos, que acabam por ser predadores do próprio povo que os elegeu. Um politico não pode ou não deve ser eleitos porque é amigo de (A) ou (B), seus lindos olhos ou palavras, mas sim pela sua postura, como estadista.
JPF    

1 comentário:

  1. Ventos de mudança, os mais atentos os sentem na alma mesmo que o nosso corpo não se aperceba da mais leve aragem.
    Como sempre um texto fantástico!
    Grata.
    Sissi Cidália

    ResponderEliminar