Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

DIVISOES POLITICAS


Divisões políticas:
Quando a política divide, por falta de cultura democrática, perde o associativismo, a freguesia, o concelho, a região e o país. Este fenômeno, para não lhe chamar obscurantismo, reflecte-se com maior incidência no meios pequenos, onde todos se conhecem. Denota falta de preparação, cultura de um ego errada, em que os que nada fazem, se opõem e não querem que os outros façam, para que não sobressaiam e sejam olhados pela maioria, num patamar superior.
Estou a 14 anos fora do meu concelho e do meu país, pensei que as coisas tinham mudado, e que as dificuldades que tive ajudar a construir organizações do âmbito social que ainda hoje prevalecem, estavam ultrapassadas. Neste momento tenho duvidas, prefiro continuar na duvida e, pensar, que os meus compatriotas e conterrâneos vão entender que só uma política de desenvolvimento convergente, em torno da associação, freguesia, concelho e país, podem dar bons resultados. Nestes momentos difíceis é altura, tempo, de união, não de separação, todos devem puxar para o mesmo lado. Seja qual for a organização, só sobrevive se tiver as pessoas certas nos lugares certos, independentemente das cores políticas.
Entendo que todos tem o direito de opinar, participar, mas, essa opinião, deve ser coadjuvada por argumentos credíveis, quando dizemos que algo esta mal, devemos dizer porque. Dizer que não gosto de isto ou daquilo, mês desligo, afasto, não é nada edificante, revela carência de conhecimentos, falta de argumentos.
As opiniões contrarias, peneiram-se, reajustam-se, são necessárias, ajudam a construir mais e melhor, desde que o objetivo seja comum, e se chame progresso.
O bem comum, que vem através do progresso, deve estar acima de todas as teimosias, que se opõem aqueles que constróem.
Democracia...

Sou pequena...., estou a crescer,
Há quem não me conheça,
Se reveja em mim,
Não me consiga ver.

Não sou perfeita,
Causo divisões,
Obscurantismo,
Torpes paixões.

Mas esta imperfeição,
Que carrego comigo,
Deve-se a grupos de homens,
Que me alteraram o sentido.

Não compreendem,
Que não se elege um medico, juiz ou advogado,
Que devem haver escolas,
Onde o governante antes de ser eleito,
Seja preparado...
E..., governe o mais capaz,
para que surja o conforto,
predomine a paz.

JPF

Sem comentários:

Enviar um comentário