Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Estabilidade Psíquica ou Nirvana.




Equilibrio psiquico ou Nirvana.

O equilíbrio psíquico ou nirvana, advém da compreensão dos mundos em que vivemos, físicos e energéticos.

Partindo da certeza de que o nosso verdadeiro ser é o espirito, imorredoiro, imortal.

Esta visão, esta certeza, anula o nada, a escuridão que paira na mente do homem depois da morte física, projetando-nos para alem dos mundos físicos, e levando-nos a dar mais atenção aos caminhos evolutivos do espirito.

Aqui começa o desligar da matéria, a consciencialização de que os bens materiais, são efémeros, transitórios, não nos servem de nada nos mundos do espirito. Esta consciencialização, diz-nos que acumular bens matérias, em detrimento de uma distribuição justa, equitativa, é prejudicial a natural evolução do espirito, uma vez que tem por trás, sentimentos de posse, orgulhos, vaidades, prepotências e arrogâncias. Estes sentimentos movimentam energias negativas, atrasam, desviam o espirito dos caminhos que conduzem ao Uno, a Verdade Universal, Cósmica.

A história mais negra desta civilização, foi escrita com sangue, teve por base a pilhagem de bens materiais.  O homem encandeceu, adorou o efémero, em detrimento do amor, do belo e justo, caminho do espirito.  

Se o espirito vive em mundos de energias, que não deixam de ser matéria mais rarefeita que a física, importa saber definir quais são os mecanismos, os bens transportáveis, as energias de ligação que mais convém ao homem no plano físico.

A resposta é óbvia e simples, amor, fraternidade e verdade. São estes os bens, que nos plasmam os caminhos do cosmos que levam a unidade, são estes os caminhos do espirito.

Quando atingimos esta compreensão, nos viciamos no amor, verdade e fraternidade, tudo o resto vem por acréscimo, no enquadramento da lei da atracão. Sabemos que só nos acontece o que tiver de acontecer, efeito de erro ou causa por nós cometida, não atribuímos culpas a ninguém,  não tememos nada nem ninguém, nem pedimos a outrem que resolvam os nossos problemas, e nos aplanem o caminho.

Quando a este ponto chegamos, somos equilibrados psiquicamente, senhores de nós mesmos, livres, atingimos o nível de estabilidade psíquica, a que os Budistas chamam de Nirvana.

JPF
11/09/12     

Sem comentários:

Enviar um comentário