Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Igreja Catolica e o Futuro...?

Arcebispo Carlo Martini.



*O jornal italiano “Corriere della Sera” publicou, neste sábado (1), a última entrevista do cardeal Carlo Martini, ex-arcebispo de Milão que morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos. Na conversa, gravada em agosto, o religioso disse que “a Igreja Católica está cansada” e “200 anos atrasada”.*
*Destaque entre os católicos progressistas, Martini defendia um posicionamento mais liberal da Igreja Católica, pois acreditava que só assim a instituição iria se aproximar novamente das pessoas. Entre as medidas pregadas pelo ex-arcebispo para conter o afastamento dos fiéis estavam o reconhecimento dos erros do passado e a implantação de mudanças radicais na instituição, começando pelo próprio Papa.*
*“A nossa cultura envelheceu, as nossas igrejas são grandes e estão vazias e a burocracia aumenta, os nossos ritos religiosos e as vestes que usamos são pomposos”, disse na entrevista, concedida a um padre jesuíta. “Sei que não podemos nos livrar disso facilmente, mas pelo menos poderíamos tentar ser como os homens livres e mais próximos dos fiéis”.*

Ao longo deste blogue, temos sido críticos dos credos religiosos ocidentais! Apontamos vários desvios, como raiz dos problemas, que se verificaram no mundo ocidental, devido as linhas religiosas seguidas, de mãos dadas com o poder politico, que a nosso ver, estiveram na origem da perda de conhecimentos e valores, refletindo-se pela negativa, na mentalidade dos povos. A mancha é grande e negra! E só pode ser realmente lavada, com um perdão ao mundo, acompanhado de um projeto de mudança radical, como disse o Arcebispo Carlo Martini, e muitos outros antes dele. O Papa João XXIII, preconizou essa mudança através do Vaticano II. O Papa João Paulo II, esqueceu essa mudança, e elaborou um Catecismo da Igreja, de acordo com o Concilio de Trento, recuou trezentos anos no tempo.

A Igreja católica, com todas as suas vicissitudes, que são muitas, faz parte das raízes dos povos, esta enraizada nas suas tradições, o seu desaparecimento corresponderá a um enorme vazio. Teve servidores maus, mas também teve bons.

A Igreja Católica, encontra-se na encruzilhada do libre arbítrio, mantem a mesma linha, a médio prazo, morte!

Faz uma mudança radical, glória.

Dizemos glória, porque sabemos que no seio da Igreja Católica há grandes nomes que conhecem os caminhos do espirito, amor e verdade. Já os referimos em posts deste blogue.

O Vaticano II, previa a substituição da alo-redenção, pela Auto-Redenção, o que significa deixar a pedinchice, que vem de fora para dentro, por uma renovação de dentro para fora.

A Auto-Redenção, corresponde a uma renovação permanente, aliada aos caminhos do espirito, passa a ser um ensino ordenado, pedagógico, sem dogmas ou mistérios. A Igreja Católica, passa a ter as respostas que hoje não têm.

De entre muitas religiões, que praticam a Auto-Redenção, damos como o exemplo o Budismo, que assenta numa higiene mental do homem, onde estão implícitos os caminhos do espirito. As diferenças entre o Cristianismo original, Ariano e o Budismo são mínimas. O Budismo desceu dos Himalaias, e esta em expansão no mundo. O Cristianismo Bizantino, da Igreja Católica, esta em regressão, e acaba na extinção, se não for substituído pelas linhas de orientação do Cristianismo Ariano, do verdadeiro Jesus O Cristo, e do Deus Universal Uno e Único.

Se as cúpulas da Igreja católica, forem iluminadas pelo bom senso, optarem por deixar de ser o centro, com os seus representantes menos endeusados e mais integrados nos tecidos sociais. Dotados com as respostas que hoje não tem, com as infraestruturas que tem, em pouco tempo passam a ter as suas Igrejas cheias, e as seitas, a desaparecerem.

Para o bem do mundo ocidental, a meu ver, e como referiu o Arcebispo Carlo Martini, seria bom que houvesse a coragem necessária, para que se fizesse a mudança radical, e a Igreja Católica se acerta-se com o tempo.

JPF
29/01/13   

3 comentários:

  1. Excelente texto.
    Concordo absolutamente com o que escreveu.
    Subscrevo palavra por palavra.
    Muito bom.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Tomei a liberdade de divulgar o seu texto no meu Blog, e enviá-lo aos membros da Igreja Católica POrtuguesa, porque precisamos de grandes mudanças:

    http://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/224212.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Isabel A. Ferreira, permita-me que a trate assim! Tudo o que possa ser feito, para anular a sombra da caverna de Platão em que temos estado mergulhados, vem por amor.
      Obrigado
      Um abraço

      Eliminar