Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

sexta-feira, 8 de março de 2013

As duas faces do comunismo, e da democracia.




As duas faces do comunismo, e da democracia.

Nenhum grande pensador, advoga ou defende estes sistemas políticos! Platão considerava a democracia, o sistema mais caro do mundo e menos adequado, alegando que há escolas para preparar homens e mulheres para desempenhar funções diversas, nos vários tecidos sociais, menos para governar. E defendia uma Nova Ciência, que é necessário inventar.

O grande humanista português D. António Ferreira Gomes, no seu livro; *Endireitai as Veredas do Senhor*, diz; *O comunismo é um dos piores males que existe sobre a terra, porque se apresenta como um bem quase perfeito*.

Na década de setenta, tive o privilégio de ter como professor e amigo, o grande humanista e filosofo, Heliodoro Frescata, que como o D. António Ferreira Gomes, foi perseguido pela ditadura e obrigado a refugiar-se em Angola, todos os que eram contra o regime, conotavam-nos de comunistas, nada de mais errado.

Heliodoro Frescata, humanista, desassombrado e valente, encabeçou em Angola, a campanha eleitoral do General Humberto Delgado, pecado, que o levou a ser demitido do Liceu onde lecionava Historia e filosofia. Com a mulher cancerosa, para sobreviver, recorreu as explicações, correram-lhe com os alunos. Arranjou o lugar de fiel de armazém, na Livraria Lelo em Luanda, obrigaram a entidade patronal a despedi-lo. Para sobreviver, foi obrigado, a vender lotaria, junto de amigos e conhecidos. A mulher morreu, mudou-se para Moçambique, e conseguiu o cargo de professor eventual, no Liceu Salazar, hoje Josina Machel, onde tive o privilégio de o conhecer. Este grande humanista, perseguido por aquilo que não era, comunista, classificava, dividia, os comunistas de duas formas:
1 – Comunistas sinceros; todos aqueles, que não tinham atingido a maturidade intelectual suficiente, para, perceberem, que o comunismo é utópico, impossível de implementar no terreno, devido as naturais assimetrias, mentais, intelectuais e humanas.
2 – Comunistas oportunistas; todos aqueles, que mesmo percebendo que o comunismo é utópico, continuam na linha comunista, por questões relacionadas com interesses pessoais.

A Democracia, enferma dos mesmos males, das mesmas vicissitudes. Mas mesmo nas suas raízes, não sendo um sistema perfeito, porque na Grécia antiga, nem todos tinham o direito ao voto, nem escolas para preparar governantes, eram escolhidos de entre o povo, os mais aptos para governar. A democracia evoluiu no sentido inverso, foi adulterada por sofistas, que inventaram uma nova classe, privilegiada, a custa do povo, para governarem em nome do povo, contra o povo.

Comunismo e democracia, pertencem a faixa errada, negativa desta humanidade! Os governos são formados, por homens que não querem o bem comum dos seus povos, mas sim dos seus interesses pessoais e das suas clientelas.

Os países ditos democratas, procuram subjugar os outros, por interesses comerciais! Veja-se a defesa intransigente e ignóbil dos interesses de países com mais poder. A camada de novos-ricos, que a democracia portuguesa pariu, os erros que cometeu, e quem esta a pagar esses erros.

É necessário que passemos a ser governados por homens bons, Gandhis, Mandelas e muitos outros, que pertençam a faixa positiva da humanidade.

É necessário criar escolas para preparar governantes, devidamente controlados, a partir das bases, pela maioria do povo.

A democracia, já demonstrou que não serve aos povos.

É necessário inventar uma nova ciência como diz Platão.

JPF
09/03/13   

Sem comentários:

Enviar um comentário