Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Humanismo e socialismo democrático????




A lucidez acusa a forma
De uma verdade difusa
Que se apresenta com contornos de verdade
Mas…
Não é mais que uma mentira pura.

Assim foi a democracia
Que em Portugal vingou
Mascarou-se de verdade
Que o tempo desnudou.


Humanismo e socialismo democrático?


O humanismo, é o estádio final de um socialismo puro, onde as assimetrias são naturais, dependentes, das culturas individuais e coletivas de um povo, niveladas pelo espirito de entre ajuda, entre esse mesmo povo, visando um ideal comum, para que todos vivam com dignidade em fraternidade e verdade.


Em Portugal, é histórico, o socialismo democrático, no seu conjunto, mudou de direção e de cor, dividiu para reinar, assento-ou as assimetrias, vestiu as roupagens das mafias sicilianas, rodeou-se de grupos de pressão, para cavar ainda mais, o fosso existente, entre pobres e ricos, substituiu o caciquismo da ditadura, por um polvo, alargado as manhas do poder. Polvo que pariu uma grande faixa de novos-ricos, que mergulhou o povo português na ruina.

Na sua história é cruel e perversa, ainda há pontos por esclarecer, que a história terá que fazer um dia.
Há perguntas sem resposta:

Para que serviu e a quem beneficiou; o anulamento físico de Sá Carneiro, e Adelino Amaro da Costa? 

A quem serviu e para que serviu, os anulamentos políticos, de homens, como de Salgado Zenha e muitos outros?

A quem serviu, e por quem foi derrubado o partido democrático implementado pelo General Ramalho Eanes?

Que valores representavam estas forças, e a quem se opunham, para serem varridos da cena politica portuguesa?


Quem eram os verdadeiros democratas, os que pereceram ou os que vingaram?


A história conhecida não mente, os verdadeiros democratas, foram anulados e marginalizados, por mecenas, barões e tubarões, que não olharam a meios para atingir fins, que se desenvolveram e proliferaram na democracia portuguesa. A situação do país, não nos permite tirar outro tipo de liação, foram vítimas do polvo, que os tragou politicamente, assim como aos bens do povo português. 


De outra forma não faria sentido o anulamento físico de uns, e politico a outros.
 

Os homens conscientes, dentro dos partidos, que também os tem, ao alhearem-se de uma história cruel, perversa, sem propor, ou fazer cortes radicais, expurgações no sistema, invertendo os caminhos seguidos. Demonstraram uma grande falta de visão e coragem, que acabou por arruinar os partidos, e gerar o divórcio, entre o sistema e a maioria dos portugueses.

A rutura é iminente.

O humanismo, não precisa de divisões ou cores politicas, para se implementar no terreno, ser mais alargado as bases, e mais democrático, que o sistema em vigor.


Precisa de a partir das bases, escolher em espiral, os mais honestos e capazes, para chegar ao topo da pirâmide, com homens que reúnam um consenso generalizado. Mas, como os povos ainda não estão preparados, há que ter o cuidado de não concentrar poderes em pequenos grupos, sujeitos a corrupções e compadrios. Para o evitar, basta dar as assembleias o poder deliberativo, e nomear de entre os mais preparados os executores, sempre controlados pelas assembleias.


Com o sistema que temos, aparece um pirómano qualquer a dizer que vai dar ao povo, aquilo que de antemão, sabe que não pode dar, o povo acredita, vota nele, e ele incendeia e destrói o país.


Este sistema, com os endeusamentos por demais conhecidos, que conduziram o país a situação em que se encontra, é virtual, irracional, a luz da logica e razão, não existe.


Só de loucos.

JPF
31/05/13  

Sem comentários:

Enviar um comentário