Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

quinta-feira, 2 de junho de 2011

EQM - ENTRE DUAS DIMENSOES



EQM – ENTRE A VIDA E A MORTE
A experiência da quase-morte (EQM) ou near-death experience (NDE), termo usado no exterior, é uma projeção da consciência, forçada, compulsória, patológica, causada por traumas orgânicos, agentes físicos, químicos ou psicológicos. É comum a pacientes terminais, sobreviventes da morte clínica, e em situações em que haja momentos de perigo extremo, acidentes, intoxicação, traumatismo, anestesia, afogamento e outros casos médicos.
Entre a morte clinica e cerebral (definitiva), há cerca de 20 minutos, estes estudos reportam-se aos casos em que o doente retomou o corpo físico, em que a morte cerebral, definitiva não se consumou.
É um fenômeno muito comum e bastante dinheiro e tempos de pesquisa científica têm sido gastos para o explicar.
Os estudos feitos indicam-nos uma seqüência dos seguintes fatos: sensação de paz, impressão de flutuar acima do próprio corpo, percebendo pessoas ao seu redor, visão panorâmica, ampliação de certas percepções, logo depois a sensação de entrar por um túnel (efeito-túnel), percebe-se a presença do que a maior parte chama de "ser de luz" - referência variável, que dependerá dos arquétipos religiosos, culturais ou filosóficos da pessoa.
É a fronteira entre as duas dimensões e o  limiar entre a vida e a morte: normalmente um marco. Estas são as descrições mais características das experiências da quase-morte/EQM.
Conseqüências psicológicas sobre o comportamento daqueles que experimentam o fenômeno da projeção da quase-morte.
Profundas alterações comportamentais ocorrem com os indivíduos que vivenciaram a EQM. Mais de 90% das pessoas que rememoram a experiência mudam para melhor, perdem o medo da morte (tanatofobia), passam a dar mais valor à sua própria vida e à dos demais, fazem uma reperspectivação da existência física (reciclagem existencial), para um redimensionamento pessoal. Há um grande despertamento e amadurecimento consciencial.
A Projeciologia estuda todas as formas de projeção da consciência em outras dimensões. A EQM/NDE é uma delas. No Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia há um curso sobre esta ocorrência vivêncial tentando passar a ótica universalista da Projeciologia. A EQM/NDE é um acontecimento traumático, mas deve ser encarado por todas as áreas da medicina, sem qualquer "pré-conceito" que o torne obscuro ou místico.
Desde que pesquisadores do mundo todo se voltaram para analisar e discutir de forma mais abrangente o fenômeno, a própria medicina tradicional tem sido forçada a repensar a morte e a sobrevida da consciência. Ainda hoje, há médicos que fogem das explicações científicas, atribuindo o fenômeno a Deus ou a algo sobrenatural, outros usam abordagem superficiais como memória genética, diminuição da oxigenação cerebral (hipóxia cerebral), associam à experiência do nascimento biológico, mas não fornecem uma explicação satisfatória para suas próprias dúvidas.
Nos EUA, o médico psiquiatra Dr. Raymoond Moody Jr., escreveu alguns clássicos da literatura projeciológica, que se tornaram best-sellers em todo mundo, a Dra. Elizabeth Kubler-Ross, radicada nos EUA, é especialista no fenômeno e fundou um instituição com o seu nome, que atende doentes terminais e suas famílias. Nos EUA existe uma publicação de uma revista sobre EQM/NDE chamada "NEAR-DEATH Studies" cujos artigos são escritos por médicos. Há também um pediatra americano, Dr. Melvin Morse, que vem pesquisando de forma pioneira as EQMs em crianças.
A Projeciologia, que estuda este fenômeno,  nasceu no Brasil a partir do trabalho do Prof. Waldo Vieira, médico e odontólogo. Além do pioneirismo de uma proposta brasileira para a ciência, a organização da metodologia científica para as projeções da consciência, inclusive as espontâneas e voluntárias (não patológicas), veio preencher uma lacuna existente no estudos do fenômeno, mesmo para as instituições de ciência do exterior.
Com estes estudos, cuja leitura aconselhamos, queremos reafirmar, sublinhar, a essência dos nossos temas, enaltecimento do ser primeiro, Espirito, em detrimento da sua vestimenta nesta viagem na terra, o corpo físico.
Quando houver uma consciencialização generalizada desta ainda pequena, mas grande verdade, seremos diferentes para melhor, seremos homens novos.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o texto acima.. Sou alguém que viveu uma experiencia semelhante. Abraço na alma

    ResponderEliminar
  2. Oi querida amiga; como e bom sentir a tua benefica presenca.

    Abraco

    ResponderEliminar