Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

NETOS DE SOFIA

OS NETOS DE SOFIA

Encontre-se o elo perdido.

Os Netos de Sofia:

Quando surgem temas Filosóficos a maioria das pessoas atribui-lhes um emaranhado de conceitos, que se prendem com pensadores que viveram noutros tempos, tratando-os como arvores diferentes de um grande Bosque, esquecendo que os frutos diferentes podem e devem fazer parte de uma alimentação variada e importante do homem físico e espiritual. Não é só o corpo que precisa de alimentos, há outros tão importantes como os fisicos, que infelizmente  tem sido escondidos,  embalados em dogmas e mistérios .  
É desses que iremos tratar, dando seqüência a uma serie de conhecimentos que se perderam nos tempos, e sem misticismos, de forma racional, clara, pretendemos indicar-lhe os caminhos para que se conheça a si próprio e dessa forma se torne numa pessoa diferente e caminhe com segurança.

Sofia é uma Senhora idosa, seus milhões  de anos já não tem conta, carrega paz e harmonia, uma grande felicidade, sabe quem é e de onde vem, sabe o destino que a espera, conhece os intrínsecos caminhos do mundo, percorreu-os de era em era.
Seus netos perderam-se nos domínios da ilusão  e transformaram a terra num lugar inóspito e inseguro, onde predomina a fealdade, eqüidistante da verdade, mergulhada no escuro. 
Com desgosto da velha avó, que sempre esteve presente e os tentou amparar, mas sua ilusão era tão grande, tão distante da verdade, que tiveram de se machucar, para refletir, inverter caminhos seguidos e outros adotar.
A tudo assistiu, avanços, recuos, caos e ordem. 
De humanidade em humanidade, ate a presente chegar, em que a ordem deu lugar ao caos, e mais fundo não pode chegar, esta humanidade esta doente, tem de inverter a ordem das coisas em que se deixou arrastar, encontrar novos caminhos, dos velhos se afastar. 
Tem de ouvir a velha avó, para que esta os possa ajudar, e com seus conhecimentos profundos, a nova ordem os possa levar. 
Aos reais caminhos do cosmos e neles caminhar. Balizados por outras leis, que devem encontrar.
Seus conhecimentos são profundos e neles reside a  esperança, sabe  que a seguir ao caos vem a ordem, irreversível é a mudança.
O caos bateu a porta, entrou, instalou-se, e ficou encurralado, com o desassombro que sentiu, neste mundo conturbado, há uma única saída, remar para o outro lado, a caminho da harmonia, com destino a outro legado.
Desenham-se os primeiros passos, para sair da escuridão, mas são insertos, inseguros, falta a força da união, para derrubar os altos muros, que desviaram do coração. 
Criaram-se mitos ao longo de séculos, que é preciso derrubar, criaram-se sinuosos caminhos que é preciso endireitar, adulterou-se a humanidade, com um errado pensar, privilegiaram-se os sentidos, que é necessário calar, idealizou-se um homem terreno, que no cosmos não tem lugar.
É preciso que o homem se encontre, para no cosmos se enquadrar, nem  opressor ou escravo, conhecedor do seu lugar.
Mas os ventos da mudança, já existem, estão no ar, solidificando a esperança, para os muros derrubar.
E de novo a velha avó em suas mentes possa entrar, varrendo a escuridão, desamor e podridão, em que seus netos se envolveram,  se deixaram arrastar. 
Novos tempos se avizinham, mas árduo é o trabalho, para renovar  mentalidades, teia da humanidade, que se enrolou a sua volta, não a deixou ver ou pensar, que os caminhos que seguiu a nada iriam levar.
Mas a velha avó mais uma vez esta pronta para  encontrar um novo rumo, uma nova humanidade. 
Toca o cornetim, pelos quatro cantos da terra, reunindo o homem novo,  caminho de uma nova era.
O trabalho é árduo, difícil, mas não há de que Ter medo, os fins que estão em vista são de infindo relevo.
Há que voltar aos bancos da escola, começar a trabalhar, ensinando novos e velhos, outros métodos adotar, divididos em lições que a velha avó vai ordenar.
Primeira Parte
Terra:
Há calendários na terra que confundem a sua idade, só a partir da existência do homem, os começaram a calcular, mas até a nossa humanidade muitas outras para trás foram deixadas, também com milhões de anos, por esta humanidade ignoradas. 
Há números fixados, que vos poderia apontar, mas considero-os falíveis, por serem difíceis da calcular. Os atuais calendários da terra, reportam-se a outros tempos e vivências, em forma de religião, não se reportam a sua idade. 
Há muitos milhões de anos, quando a terra se formou como é obvio, era um planeta desabitado, despido de tudo quanto é vida, diferente do que hoje se tornou. 
Nada se constrói por acaso, tudo tem utilização, tudo esta harmonizado, tudo é construído para ser utilizado.
Que isto vos leve a pensar, que há algo mais sobre a terra, por vós ignorado, mundos de sonho, energias, magias, que fazem parte do nosso legado, que aparecem como ser primeiro, do terreno, físico distanciado. 

A terra foi criada com as condições de vida para a vida germinar, dela fazem parte energias de que estamos a falar, extensões do ser primeiro, que iremos abordar. 
Algumas que já controlamos, outras ainda por conhecer e controlar, que fazem parte dos mundos em que vivemos, com as quais convivemos e devemos identificar, não as vemos com os olhos fisicos, mas estão a nossa volta e só com os da mente poderemos olhar, e de forma racional as conseguiremos  identificar. 
Mundos de energias, também eles compartimentados, por energias diferentes, pela terra e o homem a serem utilizadas. 
Há outros mundos de energias, mais acima, mais alem da capacidade da mente humana, noutros corpos que ela tem. 
Que temos de conhecer para melhor nos situar no mundos em que vivemos e nos podermos encontrar. Para sabermos quem somos, e que não fazemos só parte deste lugar chamado terra, onde estamos de passagem, onde estamos a viajar.
Da interação da Noosfera com a Biosfera, saíram as primeiras formas de vida, mas de onde vieram as sementes? que tanta vida plasmou, e o que é a Noosfera? de onde a semente brotou.
Se fores a um dicionário, ele responde-te assim, a Noosfera é energia, espíritos e pensamentos sem fim, que se encontravam a volta da terra, bem no inicio da sua era, quando a terra se formou. 
De onde vieram esses espíritos e pensamentos? 
Quem a volta da terra os colocou? 
De outros mundos conserteza onde a matéria se desintegrou, para ocupar a nova casa que para eles se formou.

Quero que meditem, pensem, e racionalmente encontrem respostas, para estes  mundos que não vemos, mas que são mais reais que os fisicos. 
O homem dominado pelos sentidos fisicos e mente instintiva  não percebeu que tem outros sentidos que iremos denominar de astrais, e outra mente, que nos liga a mundos que não vemos com os olhos fisicos. Sempre se preocupou ou foi levado para o exterior de si mesmo, para os mundos que o rodeiam, dominado pela mente instintiva e sentidos fisicos.
Os mundos astrais de que a frente iremos falar, compreendem, tudo quanto nos rodeia e esta para alem dos sentidos fisicos e mente instintiva.

O homem integral:
Como já percebemos o homem desenvolve-se em mundos diferentes, matéria e energia, como tal tem de estar dotado com mecanismos que lhe permitam crescer e viajar nestes dois mundos a que iremos chamar de físico e astral. 
O mundo físico é a terra, o astral é o mundo que denominamos dos espíritos. 
Onde também existe matéria, mais rarefeita, invisível aos olhos dos sentidos fisicos, mas nem por isso deixa de ser matéria ou se quisermos energia mais densa.
O corpo astral, copia fiel do físico é invisível para a maioria das pessoas mas não deixa de ser matéria, e como matéria esta na escala a seguir a do corpo físico. 
O homem esta preparado para viajar nestes dois mundos ou como acima dissemos dotado dos meios necessários para o fazer. 
Perderam-se conhecimentos, que temos de recuperar, para que possamos compreender neste plano físico o homem na sua forma integral e nesse estádio caminhar. E um dos primeiros pontos a reter é a forma como é feita a ligação a estes dois mundos; para o plano físico pela mente instintiva e os cinco sentidos que todos conhecemos. 
Para o plano astral, por cinco sentidos com as mesmas funções dos fisicos e ainda por um sexto sentido, que nos ligam ao intelecto. 
A frente na definição destes corpos voltaremos a esta questão.

O homem, visível aos olhos dos sentidos, não se nos apresenta no seu todo. Este como todos os seres que viajam no cosmos, são compostos por outros corpos energéticos, que no seu conjunto, físico e energéticos, são extensões do espirito. 
Como atras vimos antes do físico plasmado na terra, há o espirito proveniente da Noosfera, e nesta também de passagem.  
Esta convicção leva-nos ao entendimento de que o espirito, é o primeiro, esta antes do físico, é o ser verdadeiro e que o corpo físico não passa de uma vestimenta pelo espirito usada nesta passagem pela terra. 
Neste ponto devemos parar e pensar que um dos maiores erros desta e de outras humanidades, foi pensar e agir, exatamente ao contrario, privilegiando o corpo físico, considerando-o o primeiro, em detrimento dos outros corpos e do próprio espirito. Esquecendo que o físico é transitório, mortal, que se desgasta com o tempo, que como as camisas que usa também tem duração. 
A cegueira em sobrepor o físico ao espirito, foi ao ponto de se tentar impor a imortalidade da carne, com uma ressurreição dos mortos, numa reconstituição da matéria. 
Com base num DEUS poderoso que tudo pode. 
Não vamos aqui discutir o seu poder porque cremos NELE, mas de forma diferente. 
Pretendemos e só chamar atenção, para alguns factos fáceis de ver de forma racional. 
E fazer algumas perguntas: como seria a ressurreição de crianças, mutilados, aleijados, feios, bons e maus etc. 
Como apareceriam estes corpos no fim dos tempos? Quando são os fins do tempo?
Que justiça podia haver num DEUS, que não dava a todos a mesma oportunidade, são tantas as perguntas  que não vamos entrar por aí.
Cremos, sabemos que há um SER SUPERIOR, denominado com vários nomes dependendo do ponto do globo em que nos encontramos. 
Em que de uma forma ou outra todos acreditamos.
SABEMO-LO  perfeito e justo. 
Que estabeleceu leis pelas quais temos de caminhar. 
Mas para conhecer essas leis, temos primeiro que nos conhecer, saber quem somos e para onde vamos. Só sabendo quem somos, conhecendo as nossas capacidades nos podemos preparar para o percurso a fazer e as outras leis conhecer.
Voltemos ao homem integral, composto por um ser primeiro, espirito, vários corpos energéticos, que lhe permitem deslocar-se fora do físico, e o físico.  
Este ultimo não deixa de ser uma prisão para o espirito, que limita seus movimentos. 
Mas é nele que ele se burila, aperfeiçoa, lhe permite viver na terra, nos mais diversos estádios de aperfeiçoamento, subindo, escalando as etapas do conhecimento. 
Será para o espirito o jardim da infância o ensino básico para uns, e o  denominado inferno apontado por muitas religiões para outros, para aqueles alunos que se desviaram dos programas escolares e a eles tem de voltar depois de andar perdidos e resgatar os erros cometidos. 
É na terra onde o espirito tem de intuir,  perceber as leis DIVINAS onde tem de se enquadrar, e nelas caminhar. É uma adaptação ao corpo físico, a nova vestimenta que tem de usar, nesta e noutras terras nas longas caminhadas a efetuar. É com essa adaptação, conhecimento e ligação, que estamos preparados para caminhar, que sabemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos. 
Mas repetindo-nos, primeiro tem de se conhecer a si próprio no plano físico,  dominar para poder orientar os seus corpos neste plano da terra. 
Esse conhecimento permite-lhe a unificação dos vários corpos e conhecendo-os e unificando-os neste plano, aproxima-se da verdade universal, passa a viajar conscientemente no cosmos em direção ao TODO a que estamos ligados.
É  esse trabalho que estamos a tentar desenvolver. 
O homem tem de se consciencializar, que há, existem, outros corpos, mais importantes que o físico, e que a distorcida noção desta realidade, lhe advêm, de conceitos errados, ao longo de séculos difundidos, por aqueles que apanharam a verdade no ar, sem ir a raiz para a poder filtrar, os tais mitos de que o homem  precisa de se afastar.  
Recapitulando, falamos na Noósfera,  nas energias, que envolvem a terra, no homem integral e energias que o envolvem. 
A harmonização dessas energias é fundamental no reencontro que o homem tem de fazer consigo próprio.  
Mais adiante, noutro enquadramento, voltaremos ao Homem integral.

Desvios:
Vários livros considerados sagrados, dizem-nos que as primeiras humanidades eram compostas, por homens mais espirituais e menos racionais. 
Querendo isto dizer que estes homens agiam intuitivamente. 
Começamos a ligar, a encaixar as pedras, planos vibratórios (moradas dos espíritos, despidos do corpo físico), Noosfera e terra, habitáculos do homem integral, nos seus diferentes estádios. 
O homem integral tem como ser primeiro o espirito, corpos energéticos do espirito, constituídos por energias que podem ser fotografadas pela maquina de Kirliam e vários sub corpos. 
Esta ligado aos planos vibratórios a que pertence  por esses corpos.
No plano físico, tem os sentidos, que fazem a ligação entre o físico e o psíquico. 
Quando os sentidos dos plano físico, ébrios de ilusão, calam, dominam as ligações, aos outros planos, influenciam a mente instintiva e dá-se o descarrilar os desvios, da essência do homem no seu todo.
Estes desvios começaram quando o cérebro do homem  no plano físico, se foi arredondando, ate atingir a forma que tem hoje,  começou a tornar-se mais racional e menos intuitivo, começou a utilizar o cérebro para ultrapassar as dificuldades que se lhe deparavam na terra, começou a considerar-se autônomo, senhor de si mesmo, e aqui começaram os cantos da sereia, igoismos, voz dos sentidos, criando a divisão a separação entre espirito, corpos energéticos e corpo físico. 
Privilegiando o físico, dando voz aos sentidos e mente instintiva, deixando-se embalar nas suas ilusões. 
Sem perceber que se estava a mutilar, a transformar-se num ser transitório, ao substituir o ser primeiro, espirito, por um acessório o corpo físico, aquele que numa escala de valores tem um lugar mais baixo, com tempo limitado. 
Nem todos os homens seguiram os mesmos caminhos, nas  humanidades que nos antecederam, grandes percentagens mantiveram a ligação, a fidelidade, aos planos vibratórios a que todo o ser espiritual pertence, fazendo transportar esses conhecimentos de geração em geração, assim como os espíritos que desciam em missão. 
Essas eras, essas civilizações que foram denominadas, classificadas, como eras de ouro, prata, bronze, cobre, ferro ou caliuga, estes degraus, representam a decadência gradual das humanidades, consoante o homem se ia desviando, as energias negativas iam aumentando e com elas a descida cada vez mais acelerada. 
As duas ultimas representam o caos, em que muitas humanidades caíram e dele saíram, fazendo a escalada em sentido inverso. 
É nesta ultima classificação em que se encontra a humanidade actual. 
A quem a historia das anteriores humanidades não serviu de lição. 
Para evitar cair nos mesmos erros. 
Humanidades que  deveriam servir de referencia, não só nos domínios da tecnologia, do físico em que foram mais avançadas, provam-no os inúmeros monumentos  deixados, que ainda hoje não se conseguem construir, como nas ligações do espirito, veiculadas através dos tempos. 
Por Avatares, filósofos, pensadores, iniciados. 
A que seitas e religiões deitaram mãos e amoldaram, adornaram a seu belo prazer, com fins subjacentes, distantes dos interesses do homem integral, do conhecimento de si mesmo. 
Todos sabemos que foram um tampão, uma barreira que não permitia alargar a visão do homem a outros planos a outras direções, que se distanciassem das por eles traçadas. 
E que nos meios utilizados para esses fins, se mataram milhões de inocentes, só porque pensavam e agiam de maneira diferente. 
O homem físico e espiritual ao conhecer-se a si mesmo, sabe como se ligar ao Todo, não precisa de intermediários e é esse conhecimento que temem seitas e religiões, uma vez que este saber  representa o seu fim. 
Na ignorância vendem-lhe a ‘’salvação’’.
Com estes desvios que levaram a ignorância, privilegiaram-se os sentidos, deu-se força a mente instintiva,  calou-se a voz da razão, que liga o homem ao Divino, desmantelou-se o homem, escondendo, calando, amordaçando,  a sua verdadeira essência. 
E dessa forma se mergulhou novamente na desordem, no caos. 
De que acima falamos e é necessário sair.

Lição
Ligando pontas:
Recapitulando, falamos em planos vibratórios, Noosfera, terra e humanidades.
A) Planos vibratórios; são as moradas dos espíritos, nos planos superiores a terra ou planos astrais, onde convivem com seres afins em consonância com a sua evolução, também eles compartimentados de acordo com essa evolução. 
B) É deles que saem os espíritos para reencarnarem na terra, de acordo com as suas necessidades evolutivas.
C) Noosfera; é um cordão que circunda a terra, e sobre ela tem influencias, positivas ou negativas. É composta por energias, espíritos e pensamentos. Os pensamentos emanados pela mente do homem, são energias, que se ligam no espaço, podem ser positivas ou negativas, essa dualidade, pesa, interfere no psiquismo do homem, se negativas tem uma influencia negativa, se positiva tem uma influencia positiva. Neste plano há ainda os espíritos impreparados, que não evoluíram e pesam negativamente com as suas energias e atos negativos.
D) Terra ; é a casa temporária dos espíritos reencarnados no plano físico, suporta as suas  descargas de energias negativas, e ainda as dos espíritos que mercê da sua forte ligação a terra, a ela continuam ligados depois de desencarnados, e só a deixarão quando entenderem que estão em caminhos errados, de infelicidade e dor, são os papões, os demônios, que diariamente nos apontam seitas e religiões. Mas também eles, por muitos crimes que tenham cometido, irão através do sofrimento resgatar esses crimes e encontrar os caminhos do amor, deixando assim os planos de Irraticidade em que se encontram. 
E) As humanidades ao desviarem-se emitiram as energias negativas de que falamos, em quantidades, que pesaram, serviram para implantar o negativismo, o mau, a tornar uma Noósfera cada vez mais pesada, mais negativa, empurrando para o caos, a desordem, as pavorosas guerras a que assistimos, aos milhões de crianças que vivem na mais extrema miséria e aos milhões, morrem diariamente. 
F) Só com uma consciencialização generalizada, é possível inverter o pensamento do homem, para que volte o equilíbrio, para que as energias negativas não pesem mais que as positivas e deixem de influenciar a mente humana tão negativamente e o homem se encontre a si mesmo. E este trabalho começa no próprio homem.

5 ª
Sentidos;
Apontamos os sentidos como os principais responsáveis pelos desvios do homem, importa saber porque:
O homem ao tronar-se mais racional, pensante, foi-se desviando gradualmente do pensamento correto, da essência das coisas, do espirito. 
Este corte desligou-o do Divino, do seu eu verdadeiro guiado pela voz da consciência. 
O espirito passou para segundo plano, e em grande percentagem foi esquecido, desconhecido. 
Há um elevado numero de homens a superfície da terra, que desconhece o espirito e consideram a morte física o fim, o nada para alem da morte. 
Este desenraizar, esta separação, gerou um eu diferente irreal, exterior, uma vez que as componentes principais do homem, nesta visão, passou a ser corpo físico, mente instintiva e os sentidos. 
Os sentidos do homem são falíveis, e quanto menos preparação o homem tiver, mais falham, porque não tem capacidade para intuir, ver e ouvir com rigor e racionalmente poderem dar uma visão correta das coisas. 
Aqui começou a imperar a ilusão transportada para o homem através dos sentidos. Deixando-o  desconsertado, sem direção, sem norte. A mercê de tudo que lhe é exterior. 
Foi-lhe retirada a bússola a componente que o ligava ao Ser Superior ao Divino. 
Situou-se num plano físico meramente animal, transitório. 
E os conhecimentos daqueles que não fizeram esse desvio, se mantiveram fieis a sua essência, foram distorcidos, desvirtuados, amoldados ao novo estatuto do homem matéria, inventaram-se DEUSES, poderosos, com dois pesos e duas medidas, Deuses que metem no mesmo saco o bem e o mal, perdoam e castigam. 
Deuses que em pleno século XXI, nos são apresentados através de seitas e religiões, nos meios de comunicação social, como senhores do bem e do mal,  que das profundezas dos infernos, desacorrentam, soltam, os mais terríveis diabos para castigar os homens, por terem virado as costas a essas ditas igrejas. 
Igrejas muito diferentes das que haviam no passado, em que o conhecimento era vazado com sabedoria e humildade. 
Hoje pega-se na bíblia, como se esta tivesse sido escrita por DEUS, interpreta-se ao jeito que convém, inventam-se milagres, e é notória a chamada do crente inocente a essa igrejas, para que os seus pastores, possam viver em boas casas, deslocar-se em carros de luxo e aviões a custa de gente crédula e inocente.    
O homem transformou-se em lobo do homem, mais baixo não é possível descer. 
Há que inverter esta ordem das coisas, começando por peneirar, filtrar de forma racional, este amontoado de erros que gerou mitos milenares que urge derrubar.
Cultivou-se o entendimento de que o verdadeiro homem era o físico, não um todo, esqueceu-se que o homem para alem do físico, visível, também tem outros corpos visíveis,  que podem ser vistos e fotografados por homens preparados e maquinas adequadas.
Este é um dos primeiros muros a derrubar, primeiro obstáculo a vencer.

Mistérios:
Falamos em seitas, religiões e mistérios. 
Dissemos que a formação dessas organizações, se destinaram ao homem matéria e que mesmos essas foram distorcidas, amoldadas a interesses bastante diferentes dos do homem em geral.  
Para chegarmos a esta conclusão basta recuarmos ao inicio desta humanidade, lermos e racionalmente analisarmos os conhecimentos ministrados, e o percurso alquimico dos nossos Avatares. 
Se o fizermos facilmente constatamos, que da sua vida, do seu percurso, só nos dão uma visão parcial, omitindo a parte que vazada, levaria a luz, o conhecimento e  a uma interpretação mais alargada, completamente diferente da que nos apresentam, e que esse alargamento naturalmente colide com os seus interesses. 
Tapam esta falha, esse desventrar da essência do homem, com uma fé cega, irracional, dogmas e mistérios.
a) Fé; No século em que nos encontramos, tempos diferentes, longínquos dos tempos em que os Avatares passaram, em que o conhecimento avançou, não se entende ou justifica uma fé cega, os conhecimentos que hoje temos permitem-nos construir uma Fé racional, entendivel, a luz da razão, consequentemente mais alicerçada, mais forte.
b) Dogmas; Derivam das mutilações que fizeram ao Cristianismo original, do vazio que seitas e religiões lhe criaram e para fugir a resposta, é um dogma, é um mistério. Um dos maiores dogmas é a falta de explicação, a definição, do espirito, sua origem, seu enquadramento no homem físico, sua vivência e seus percursos, de reencarnação em reencarnação.  Estas respostas estavam, estão na essência, nas origens dessas religiões.
c) Mistérios; Os mistérios movimentam energias, produzidas pela mente humana, um arquétipo bem pensado, bem elaborado, individual ou coletivo tem efeitos que nada tem de misteriosos, e são aproveitados para atrair os crentes, pelas seitas e religiões acima citadas. Uma elevada percentagem de medicamentos que se vendem nas farmácias, são placebos, não fazem bem nem mal, servem para tratar doenças psíquicas, interiorizadas pelo doente, que se convenceu que esta ou aquela dor, tem determinada raiz que é preciso tratar, e, que é real, existe, mas foi gerada por ele doente. Vai ao medico, este receita o placebo com um nome qualquer, que não faz bem nem mal, quanto mais caro for mais convence o doente, toma o medicamento e a doença desaparece, exatamente porque disso o doente se convenceu a si próprio. Foi a sua mente que o tratou através dos pensamentos que o medicamento lhe ajudou a formar. Se reparar-mos as curas de Cristo eram acompanhadas das seguintes palavras “a tua Fé te curou”. O que é a neste caso a Fé? É um pensamento poderoso, a convicção enraizada, de que CRISTO o poderia curar, e neste caso as energias positivas emanadas pela mente do doente, através de pensamentos positivos, fortes, carregados de energia vital, aliadas a outras poderosíssimas emanadas por CRISTO, envolviam o doente e produziram a cura. Isto nada tem de misterioso, aliaram-se duas energias poderosas no mesmo sentido. Formou-se uma forte corrente positiva que neutralizou o mal. 
Energias de que mais a frente iremos falar.

Quem é Cristo?
Cristo é apontado como o filho primogênito de DEUS, mas se todos somos filhos de DEUS, como ficamos? 
A resposta é simples, o Espirito que animou o corpo de Cristo, esta numa fase evolutiva muito superior a maioria dos espíritos que animavam a humanidade na época. Cristo de entre todos os espíritos que reencarnaram em missão, foi um dos que mais se salientou, mas para tal também se preparou, também foi recolher ensinamentos, também foi aluno, um aluno especial que só precisava de levantar a ligeira crosta da matéria para o conhecimento fluir. 
Do Mosteiro de Monte Cramelo foi para a Fraternidade Branca no Egito, andou pelo Tibete, bebeu nos ensinamentos de BUDA, percorreu o médio Oriente. Solidificou, adaptou os seus conhecimentos as necessidades da terra e a sua grande verdade universal, que transmitiu por parábolas de inegável beleza, a sua evolução, o seu aprendizado e as provas porque passou é o percurso que todo o homem devia seguir, o extrato, o sumo, o exemplo a reter. 
Mas a sua vida em algumas correntes religiosas é-nos apresentada até aos doze anos e depois dos trinta. Omitindo a fase em que Cristo se preparou, harmonizou os seus corpos para a missão que havia de cumprir e cumpriu. 
Deixo no ar a seguinte pergunta: não seria melhor apresentarem-nos a vida de CRISTO em toda a sua extensão? 
Para que aos ensinamentos que ele fez questão de receber (sem necessidade porque os trazia com ELE), tivesse acesso  um basto leque da humanidade, e fizesse desse aprendizado, desse maravilhoso percurso alquimico, o seu próprio percurso? 
Não nos teriam desviado desse percurso intencionalmente para que a ignorância se mantivesse?
Todos sabemos que há crianças que nascem na era actual dotadas com conhecimentos equiparados aos dos seus mestres. 
Cristo era uma dessas crianças, com conhecimentos alargados a todas as áreas, mas fez questão de fazer um aprendizado normal, como qualquer criança. 
Porque será que nos omitiram esse percurso? 
Será que os que o crucificaram não são os mesmos que DELE nos desviaram? 
E voltariam a crucificar se de novo ca voltasse? 
Será que CRISTO pediu ou mandou difundir a sua palavra através de igrejas, com pompa, circunstancia e arrogância, despidas da sua sabedoria e humildade?
Será que Cristo mandou matar milhões de Cristãos em guerras pavorosas e na fogueira? 
Tempos para pensar!
Olhemos com alguma atenção a vida de Cristo, se o fizermos constatamos que a vida de Cristo é um o Percursos Alquimico da Luz, e não da Cruz. 
O Cristianismo é-nos apresentado como a religião da Cruz. 
Quando deve ser apresentado com a religião da Luz. 
O sofrimento físico do chamado ‘’Rei das dores’’, não abrange 15 horas, em 33 anos. Vai de Quinta feira a noite, até as três horas da tarde de Sexta feira. 
O sofrimento psíquico – a incompreensão dos homens e a cobardia dos seus discípulos – Jesus já a sabia antecipadamente. 
Todo o sofrimento que aceitou foi direcionado a um idealismo espiritual, numa sobreposição do espirito sobre a matéria. 
Crucificado foi o corpo físico, não o espirito.
Mas alterou-se-lhe o sentido. 
Quanto maior  é a alegria com que alguém cumpre a vontade de DEUS, mais puro é o seu Cristianismo. 
O Cristianismo perfeito é um cristianismo radiante.
São absurdas as falsificações que se fizeram e fazem da vontade de DEUS.
É freqüente ouvir-se a um doente dizer ‘’paciência é a vontade de DEUS’’...
Quando alguém morre de morte natural ou acidente, lá vem a frase costumeira: ‘’Deus assim quis...
Quando morrem milhares de seres humanos, em conseqüência de catástrofes ou guerras, duvida-se da existência de um Deus com poder e amor.
Há quem considere a paixão e morte de Jesus Cristo, como expressão da vontade de DEUS. 
Há teólogos que atributem em textos sacros estas palavras a Jesus ‘’Pai se não é possível que passe por mim este cálice do sofrimento, faça-se a tua vontade’’!
É usual identificar-se tudo o que é negativo com a vontade de Deus, ao ponto de podermos estabelecer uma formula: - tudo o que é negativo e doloroso é da vontade de Deus – e, - tudo o que é positivo e agradável é contra a vontade de Deus.
O Cristianismo perfeito não consiste em sofrimento, mas, devido ao nosso pendor profano, o caminho da espiritualidade leva inevitavelmente a uma avaliação correta e mesmo a um desapego das coisas materiais. 
O Cristão integral sabe que os bens materiais são transitórios e não é possuído ou possesso deles, utiliza-os nesta passagem como necessários a estabilidade do corpo, seu bom funcionamento e bem comum. 
Infelizmente não foi, nem é, este o entendimento de muitos Cristãos. 
Esquecem-se das historias do Cristo redivivo. 
Do Rei Imortal do Séculos.
Albert Senweitzer, diz-nos ‘’que o cristianismo, é uma afirmação do mundo, que passou pela negação do mundo’’. 
Voltaire diz-nos: ‘’Só posso crer num DEUS que eu possa amar, mas esse Deus da teologia não é amável’’. 

Mitos irreais, temporais, ao longo de séculos, vazados numa humanidade sem vontade própria, sem tempo para pensar, aturdida, com os desvios, as direções que a seu belo prazer lhe quiseram dar.

 Mar revolto, contradições,
geradoras das mais violentas paixões,
em que se matou, mutilou,
em nome de um DEUS que essas matanças não lhes encomendou.
Mares de energias negativas geradas,
das positivas distanciadas.

Se entendeste a extensão destas palavras, bem alto poderás gritar, ainda sou pequenino, mas como filho de DEUS ao meu irmão CRISTO um dia heide chegar, não interiorizando sofrimento, dor, mas  hinos de alegria e amor, para engrandecer a minha verdade e na mesa DELE me poder sentar.
8 ª
Lei de causa e efeito;
Falamos em espíritos, casas dos espíritos, desvios e leis Divinas:
a) Como tivemos oportunidade de ver, e não nos cansaremos em reafirmar, o espirito é o ser primeiro na constituição do homem, sem ele não havia homem físico.
b) Casas dos espíritos, nas sociedades do homem físico existem classes sociais, ditadas pelas diferenças, há casas ricas com todo o conforto e menos ricas, entre os mais abastados e os menos abastados há um leque variado de bairros e moradias, adaptadas as diferentes classes sociais. Assim como um leque variadissimo de profissões. A diferença é que as primeiras divisões,  são determinadas por valores materiais que nada tem haver com os dos espíritos. A excepção das profissões, que se prendem com a aquisição de conhecimentos e valores necessários ao espirito.  Nos planos espirituais as divisões tem um enquadramento diferente, Os valores são outros, reportam valores éticos, morais e conhecimentos. Quanto mais elevados forem esses valores e conhecimentos maior é o numero de matrizes, vibrações, mais elevado é o seu plano vibratorio, aí convive com entidades do mesmo plano, num estádio de felicidade maior. Quando precisa de descer a terra ou a outras terras para reencarnar, em missão, provação ou expiação, escolhe o agregado familiar onde vai nascer para a vida física, adaptado ao karma a cumprir. Sem o conhecimento as ligações a vidas anteriores, esse conhecimento poderia causar obstáculos aos objetivos a cumprir. Uma vida diferente, boa do outro lado poderia atrai-lo, faze-lo vacilar. Foram estudados muitos casos entre a morte clinica e a morte cerebral onde os relatos são coincidentes e todos afirmam que voltaram ao corpo a custo, só porque deixaram alguém que ainda precisava deles.
c) Leis Divinas; Falamos NUM SER que determinou leis, para que o Homem Integral balizado por eles possa evoluir. Vamos falar na de causa e efeito ou Karma. Como a própria lei diz, há causa e há efeito, que se pode traduzir em mérito ou demérito. Uma boa causa da origem a um bom efeito, uma ma causa a um mau efeito. Um bom efeito eleva-nos, transporta-nos, ajuda-nos a crescer espiritualmente. Um mau efeito origina o mal, que tem de ser reparado, resgatado, por quem o praticou. E não por outrem como nos tem tentado enganar ao longo de séculos. Na lei da causa e efeito cabem todas as mazelas do mundo. Quem praticou o mal, paga esse mal das mais diversas formas, de acordo com o erro que cometeu. O conhecimento desta lei, leva-nos a concluir, que somos nós que nos castigamos a nós próprios através dos erros que cometemos. E que não adianta pedir a ninguém para os vir resolver por nós ou passar-lhe uma esponja por cima. Na consciencialização e arrependimento do erro esta o inicio do seu resgate. E é nas moradas dos espíritos, ao ligarmos presente e passado, que nos é dado ver os erros, as atrocidades que cometemos, e somos nós seres espirituais, que de livre vontade voltamos a terra, muitas vezes e por nossa vontade, detentores das mazelas que provocamos, para reparar os erros que cometemos. O Ser Superior que nos criou estabeleceu leis e por elas temos de balizar o nosso caminhar. ELE não perdoa nem castiga. A percepção dos erros cometidos, deve-nos levar a um arrependimento sincero, no aqui e agora, prometendo a nós mesmo não voltar a cometer o erro. Através de uma auto redenção. De uma reprimenda, autocrítica aos sentidos fisicos e a mente instintiva que estiveram na origem do erro. A alo-redençao, não cabe no nosso entendimento, é pedir a outrem que venha resolver os nossos problemas, passar um esponja sobre nossos erros, um pedido de fora para dentro e como se torna fácil porque esse entendimento diz que há um DEUS que perdoa e castiga, pedimos-LHE e ELE não castiga, passando assim a vida a pedir e a pecar. Não nos parece que seja a via correta.

As oito lições que para trás ficaram, representaram um ponto de situação, das mazelas dos mundos em que vivemos. As restantes pretendem ser uma terapia, para que o homem se encontre a si próprio, saiba quem é neste plano físico, e reencontre o psíquico.

9 ª Revisão da matéria dada:
Começamos por falar na terra, pronta para acolher os primeiros seres vivos, num interação, da Noosfera, Litosfera e biosfera. O seu desenvolvimento levou milhões de anos a concretizar-se, surgiram as primeiras humanidades. Que se desviaram da sua verdadeira origem, construíram monumentos que demonstram a sua elevada tecnologia e sabedoria, derrubaram barreiras, desafiando as leis da natureza que os mergulhou na destruição, no caos, levando-os das altas tecnologias a idade da pedra. Os que sobreviveram e se espalharam por alguns pontos do globo, eram pelos nativos das terras onde se instalaram, considerados Deuses, tal era a sua diferença em conhecimentos. Desses cataclismos, vamos referir três, uma queda de um meteoro com 100km quadrados no actual México, que queimou grande parte dos seres que viviam na terra, a repetir-se só escaparia 7% da humanidade actual. 
O afundamento das terras de MU e Atlantida, o primeiro referido no livros considerados sagrados, como um fim do mundo através do fogo, os dois últimos, dilúvios. 
Do ultimo que ainda não deixou de ser mito, devido aos mitos que ia destruir, as direções erradas que se fizeram e aos lobis que se criaram. 
Mas há dados concretos que provam a veracidade da velha teoria de Platão. 
Vejamos; O fim da era glaciar europeu deu-se a 12.000 anos, altura em que o Gulf Stream proveniente do golfo do México começou a chegar a Europa. Porque razão não chegava antes? Devido ao continente mítico que se interpunha.
Em 1898 a 700 km dos Açores, quebrou o cabo submarino que liga Cap Cob nos Estados Unidos a Brest, na França, para efeitos de sua reparaçao, efectuaram-se sondagens e dragagens a 300 m de profundidade, trouxeram a superfície rocha basaltica de origem vulcânica, que tinha solidificado ao ar livre e  testada com carbono 14 levou a conclusão que estava submersa entre 10 e 12.000 anos. Poderíamos apontar outros dados científicos mas deixamos a investigação ao cuidado do leitor.
A terra foi destinada ao homem integral, não vamos discutir a sua formação, nem se foi transformada em planeta, PELO SER SUPERIOR, com esse fim. Isso transcende-nos e não nos vamos deter aí. O que importa referir é que não foi destinada ao homem meramente físico, mas sim ao homem integral, senhor de todos os seus corpos, e que esse homem integral tem outras moradas para alem do planeta terra, em consonância com o estádio evolutivo em que se encontra. Que não há o binômio vida|morte no sentido que se lhe quer dar. Há nascimentos para vidas diferentes, uma para o plano físico, outra para o plano psíquico ou mundos dos espíritos. Isso é que importa reter. Neste ponto há que fazer uma reflexão, e levantar algumas questões. Todos os que pela primeira vez estão a ser confrontados com estas matérias, tem o direito de questionar, perguntar o porque de tantas afirmações, de tantas certezas, se estamos a falar de coisas que não vemos. A resposta é simples, não vemos a olho nu muitas energias que hoje utilizamos e a alguns anos atras era impensável a sua utilização, assim como as de que hoje falamos amanha estará cientificamente provada a sua existência. Não vemos o vento, mas sentimo-lo, não vemos o frio, mas ele faz-nos tremer, não vemos o calor, mas ele aquece-nos o corpo, não vemos DEUS mas sabemos que existe. Já o mesmo não podemos dizer dos espíritos, porque há elos de ligação, há humanos que os conseguem ver e ouvir, há maquinas capazes de gravar as suas emissões de pensamento e de fotografar os seus corpos energéticos, há exorcismos a expulsar espíritos de corpos que usurparam, há doutrinações através de grupos espiritas para reconduzir os espíritos perdidos, há reminiscências de tudo o que falamos oriundas das humanidades que nos antecederam e chegam ate nós, através de filósofos intemporais, há crianças de tenra idade que denotam conhecimentos que não aprenderam na sua curta existência, há as reencarnaçoes  previstas e aceite em muitas religiões, incluindo o Cristianismo original, onde esteve presente até ao Concilio de Niceia, 325 anos depois de Cristo. Há uma infinidade de indicadores que nos dão as certezas com que falamos. E que estamos a reagrupar para que pelos que as desconhecem possam ser entendidas. E a estes só nos resta fazer-lhe um pedido. Não diga não a este numero de coisas sem investigar primeiro, não diga não, porque esta ou aquela corrente religiosa diz não. Investigue, raciocine, construa a sua verdade e só depois, diga sim ou não. 

10ª Há espíritos, energia, matéria:
Reafirmamos a existência do espirito como ser primeiro, verdadeiro, com diferentes moradas na casa do nosso   pai, constituído pelos seguintes corpos:
7 – Espirito,
6 – Mente espiritual,
5 – Intelecto, 
4 – Mente Instintiva, 
3 – Prana ou Força vital,
2 – Corpo Astral,
1 – Corpo Físico.
O corpo físico: é de todos os corpos utilizados pelo espirito o mais tosco o mais grosseiro, aquele que só é utilizado pelo espirito no plano da terra. Mas nem por isso deixa de ser importante. Devemos conserva-lo, cuida-lo, para que ele sirva os fins do espirito. Deve ser o corpo físico a obedecer as ordens da mente verdadeira, do Intelecto, e não a mente através da voz dos sentidos a obedecer ao corpo físico.
Quando chega a morte do corpo físico, com a decomposição a força que mantinha as células unidas afasta-se, e estas ficam livres para seguir cada uma o seu caminho próprio e formar novas combinações. Algumas vão fazer parte do corpo de plantas e eventualmente encontram novamente corpos de animais, ou permanecem no corpo das plantas, outras ficam no solo por algum tempo, mas a vida do átomo significa incessante mudança, incessante e constante transformação. A morte é só um aspeto da vida, a destruição de uma forma material, preludio para a construção de outra.

2 Corpo astral; 
Este não é tão conhecido como o seu irmão físico, embora esteja em intima relação com ele e seja na aparência a sua copia exata. Foi conhecido em todas as épocas e tem dado lugar a muitas superstições e mistérios, devido ao desconhecimento da sua natureza. É composto de uma matéria mais subtil, menos densa que a do corpo físico, mas não deixa de ser matéria. É visível pelo clarividente, pode ser fotografado pela maquina de Kirliam. Neste ponto quero chamar a atenção para o seguinte facto: um ser humano a quem foi amputada uma perna,   ao ser fotografado não aparece a parte material, amputada, mas aparece a perna inerente ao corpo astral. Este corpo quando fora do físico nota-se a ligação em energia com a aparência de um fio de seda. Com a morte do corpo físico este também deixa de Ter utilidade e desaparece, desintegra-se no espaço e muitas vezes é visto pelos que tem essa faculdade nos cemitérios junto a campa do corpo físico. 
3 Prana: 
É a força vital que se encontra em todas as formas de vida desde as mais ínfimas as maiores. 
Quando o Ego parte do corpo físico com a chamada morte, o Prana fica livre do controle do ego, distribui-se pelos átomos, regressando a restante a proveniência, de onde procede. 
O Prana esta em todas as formas de matéria, mas não é matéria é a energia que anima a matéria. Também o Prana teve ao longo de séculos interpretações que levam ao mistério, as tais curas milagrosas. 
Como adiante iremos ver e atras de forma aligeirada abordamos, pode ser direcionada através do pensamento as varias células do nosso corpo, de forma direta ou indireta, a nós ou a outrem. Captando Prana no ar, com pensamentos forma, direcionando-os de acordo com as curas que se pretendem obter. 
É esta energia de que falamos, que tem a cor correspondente a sua positividade, que lhe é dada pela qualidade do pensamento que a Direcciona, e através da cor o vidente ou fotografada pela maquina de Kirliam distingue-se a positiva da negativa.
Há todo interesse que cada um de nós se rodeie  através dos pensamentos, de uma forte camada de Prana positiva, para resistir as ondas adversas emanadas pelos pensamentos negativos dos outros e possamos viver serenos, tranquilos, em campos energéticos positivos. 
Mais a frente apontaremos formulas para trabalhar, direcionar estas energias. 
4 Mente Instintiva: 
Esta ligada a tudo que é físico, aos reinos inferiores ao espirito, mas sem ela o homem não podia existir como ser físico nesta fase do seu desenvolvimento, é um valioso servidor, mas no seu lugar, tem de ser fiscalizada e impedida de usurpar prerrogativas do ser mais elevado, o Intelecto. O admirável trabalho do corpo, em todas as suas funções é coordenada pela mente instintiva. 
Mas é o habitáculo, de tudo quanto é terreno, dos apetites, paixões, desejos, instintos, sensações, sentimentos e emoções de ordem inferior, que se manifestam no homem, daí a necessária fiscalização, de outra forma ligada aos sentidos, pode e cria a desordem e o caos aos níveis superiores. Para um grande numero de homens que ainda não esta desperto, age, funciona sobre a influencia do plano instintivo, da mente instintiva. 

5 Intelecto:
 Os quatro pontos anteriores, correspondem aos quatro princípios inferiores da vida. Quando o quinto principio começa a desenvolver-se, começa a unificação do homem no seu todo, e na medida em que o intelecto se desenvolve, ilumina o quarto principio dotando de razão a vida instintiva, a consciência simples, matiza-se na consciência do eu. Antes do claro aparecimento do quinto principio não há voz da razão. 
Com a gradual consciencialização do eu interior, começa o homem a formar um ego de forma racional, a raciocinar, a fazer comparações, a tirar ilações. Começa a pensar por si mesmo, a classificar, analisar, separar, deduzir. 
Começa a confiar na sua mente, em vez de aceitar cegamente, o que vem da mente de outros. 

6 Mente Espiritual: 
É algo interno que abordamos em lições anteriores, nas viagens a essência do nosso ser, é a luz que devemos limpar das impurezas criadas ao longo de séculos. Tudo o que de bom, de nobre, humilde chega ao homem, provem da mente espiritual. 
Quando o homem começa a reconhecer a sua existência e fortalece os  laços de comunicação com ela, recebe uma luz cada vez mais intensa. 
Quando aprendemos a confiar no espirito, este responde enviando iluminação e sabedoria.


7 O Espirito: 
Como repararam é o primeiro em ser, mas o ultimo, o sétimo a compreender. 
O Espirito é o sétimo principio do homem, a Chama divina, um raio de luz central, o eu real, é a alma da alma, que nos espera e chama, para o compreender, temos que compreender Deus. O espirito é a gota do oceano, o grão de areia das ribeiras do infinito, uma partícula da Sagrada Chama. 
Que por nós espera, que nos ama.
Mas para o entender é preciso com ele crescer, como pode o finito compreender o infinito?
Só aproximando-nos dele o poderemos compreender. 
O espirito é a parte interna do homem integral que mais se aproxima do Centro, de  DEUS.  


Na introdução das nossas aulas dissemos que era necessário derrubar mitos milenares, que induziram o homem a seguir pensamentos errados e dessa forma desintegrou o homem, criando um fosso entre o físico e o Divino. 
A primeira coisa a fazer é reunificar o homem, dizer-lhe quem é de onde vem e para onde vai, para que dessa forma o homem saiba qual é a viajem a fazer, o destino que o espera. 
Sem destino aparente  tem caminhado ao longo de séculos, e os resultados esta a vista. Portanto é preciso recalcar, reafirmar, que o homem integral, saiu do TODO como a criança que é lançada no mundo físico e nasce para o mundo dos espíritos com alguns conhecimentos. 
O espirito tem de passar pelos mais diversos aprendizados, para adquirir conhecimentos e cimentar valores reencarnando as vezes necessárias para esse fim. 
Deve saber que vivemos em mundos de energias com os mais diversos fins. 
E que é no saber lidar com essas energias que esta a sua própria segurança, num caminhar equilibrado, com tudo o que o rodeia. 
O homem tem que distinguir as energias positivas e negativas, as que o ajudam e as que o destruem.

Tem que saber que a terra, paraíso para alguns, é o inferno para outros, mas que tudo encaixa na ordem natural das coisas. 
Tem que saber que o mal não existe como criação Divina, mas como criação da mente humana, e se é uma criação da mente humana, que desviada do Divino criou o mal, terá que ser a mente humana a fazer a reversão, e é aqui que o homem terá que desempenhar um papel importante.
Neste ponto já percebemos como e onde se fez a ruptura, mas é preciso conserta-la. Inverter a actual ordem das coisas.

11 ª Definindo energias: 
Falamos em energias, falamos em pensamentos que são energia e é com esta energia que o homem tem de começar a trabalhar. 
E para a tal tem de saber que tipos de energia produz a mente humana. 
Que para o efeito só iremos dividir em dois tipos; positiva e negativa. 
A positiva proveniente de bons pensamentos. 
A negativa proveniente de maus. 
Estas duas energias produzidas pela mente humana, não se , misturam repelem-se. 
A positiva atrai energias positivas e vice versa. 
Daí a termos de voltar as velhas escolas de lógica do pensamento, para desde cedo ensinarmos o menino a pensar positivamente. 
Com esses ensinamentos vem a definição do bem e do mal. 
A orientação para um pensamento correto, porque tudo reside na forma correta de pensar.
Infelizmente ao longo de séculos a humanidade foi desviada das racionais e lógicas formas do pensamento, pelos tais mitos de que atras falamos e é necessário definir, classificar as energias que produzem para marginalizar, por de lado as enormes quantidades de energias negativas com que diariamente nos bombardeiam das mais variadas formas. 
Como tivemos a oportunidade de ver, a grande maioria das religiões, ‘’cremos que inconscientemente’’, movimentam energias negativas, que se juntam a outras ainda mais negativas, desvirtuando assim as intenções, os caminhos e fins que se subentendem das suas palavras ou que as suas palavras defeituosamente querem indicar. 
De acordo com a lição anterior onde procuramos falar nos princípios porque o homem tem de passar. Aqui vamos referir que o seu crescimento, é acompanhado por energias que se vão alterando modificando, em qualidade e cor. 
É a cor que define a qualidade da energia. 
Cada principio tem uma aura que como também já dissemos pode ser vista ou fotografada.
As auras podem ser coletivas ou individuais, não se misturam porque contem energias diferentes, embora possam passar umas através das outras. 
E nunca será demais referir, que a aura é produzida pelo pensamento individual de cada um, e no seu conjunto, forma a aura individual da pessoa, família, do lugar, da cidade, do país e do mundo em que vivemos.
Cores auricas: 
Preto, representa ódio, vinganças e sentimentos semelhantes;
Pardo , de matiz brilhante, representa igoismos;
Pardo cinzento, Temor e terror,
Pardo, de matiz escuro, representa depressão e melancolia;
Verde; de matiz sujo, representa ciúmes, se há muita ira aparecem chamas encarnadas sobre o fundo verde;
Verde, cor de ardósia, falsidade baixa;
Verde, de matiz brilhante, representa tolerância, para opiniões e crenças, adaptabilidade, tato, urbanidade, sabedoria mundana, falsidade refinada;
Encarnado Escuro; idêntico as chamas que saem em labaredas, misturadas com a fumaça, representa sensualidade, paixões animais;
Encarnado; em formas de labaredas; de vermelho brilhante, indica cólera produzida pelo ódio ou malícia, nos casos da ira pelos ciúmes;
Carmesim; representa amor, variando de matiz de acordo com a sua qualidade. 
Um amor sensual e grosseiro de cariz escuro e opaco. Um amor suportado por valores elevados, apresentara uma cor mais luminosa, aproximada a um bonito cor de rosa. 
Moreno, de coloração avermelhada, representa avareza e voracidade;
Alaranjado, brilhante, representa orgulho, ambição.
Amarelo, com vários matizes, representa poder intelectual, se o intelecto se satisfaz, com coisa de ordem inferior, os matizes são de um amarelo escuro, sombrio, consoante se vai elevando a níveis mais altos, a cor torna-se mais brilhante, mais clara, chegando a um amarelo dourado.
Azul, de matiz escuro representa emoções e pensamentos religiosos, variando de tonalidade consoante o grau de altruísmo vai aumentando.
Azul Claro, de matiz luminoso e puro, representa espiritualidade, que quanto mais elevada mais aumenta o seu brilho.
12 ª Lição:
Neste ponto já sabemos, temos  certeza de que o espirito é o ser primeiro, verdadeiro, sem ele não há corpo físico.
Que para alem da terra habita na Quarta dimensão, numa liberdade diferente da que tem na terra, sem espaço e sem tempo, que tem outros corpos constituídos por matéria menos densa, mais rarefeita, que lhe permite transpor corpos opacos, esta onde quer estar, dentro dos planos vibratórios a que pertence. 
E que tem uma mais forte ou menos forte ligação ao TODO ao DIVINO a DEUS do qual é parte integrante.
Com estas certezas o que precisamos de fazer?
A resposta é evidente, limparmos e acionarmos os mecanismos que tem obstruído esta visão do homem no seu todo, viajar ate ao seu interior, procurando dentro de nós o que fora não podemos encontrar. Calar os sentidos fisicos, domar a mente instintiva, e  o eu, falso que criaram no homem. 
Trazer a decima o eu verdadeiro, que nos fala através da voz da consciência, nos liga ao TODO a DEUS e por esta via, através do Intelecto nos da uma noção correta do bem e do mal, nos ensina a pensar, e é na forma correta de pensar e agir, que esta a felicidade do homem, a sua realização no enquadramento na perseguição dos objetivos que o levaram a vir a terra. 
Nenhum espirito veio ou vem animar um corpo físico, sem trazer objetivos, sem fins em vista. 
Na lição seguinte vamos falar desses fins. 
13 ª Reencarnações;
A reencarnação dos espirito como acima foi dito, tem fins que visam o seu aperfeiçoamento ou missão. 
Mas antes de entrarmos nessa definição urge referir-lhe um ponto importante, para não cairmos no erro de centralizar tudo a volta deste planeta, como se fosse o único com condições de vida na imensidão do cosmos. 
E também aqui há teorias fáceis de aceitar, nas quais não vamos entrar porque há livros escritos por cientistas especializados, que nos dão indicadores de que não estamos sós no cosmos.
Há teorias que nos dizem que o espirito que animou o corpo de CRISTO se encontra na sétima casa sideral, a terra esta na terceira, quatro casas siderais de diferença e num plano superior. 
Atras da terra há duas em condições inferiores. Quero com isto dizer que há na terra os espíritos nativos da terra que vão passando a casas siderais superiores de acordo com o seu desenvolvimento, e espíritos de casas siderais inferiores, que subiram mas ainda estão distantes do nível médio da terra, e os espíritos de planos superiores que vem em missão trazer o desenvolvimento nas suas varias formas. Estas diferenças colidem e dão origem as assimetrias que se verificam na terra. 
Reposto isto vamos classificar e dividir os espíritos num fase evolutiva em três grupos:

Expiação,
Provação,
Missão,

Expiação: Todos aqueles, que nas suas passagens pela terra ou terras, não conseguiram encontrar-se a eles próprios e foram autores das mais variadas tropelias, cometendo erros, que de acordo com as dimensões desses erros terão de resgatar, precisando de uma ou mais reencanações para o fazer. 
São as ovelhas tresmalhadas da humanidade, sobre os quais pesam karmas dolorosos, ficam tempos indefinidos agarrados aos bens terrenos, continuando as suas tropelias nesses planos, descarregando cargas de energias negativas, perturbando sempre que podem os espíritos encarnados que pelas suas baixas vibrações não os conseguem repelir. 
São os denominados diabos das escrituras. 
Estas entidades vivem em planos baixos, e ainda os denominados de Irraticidade. 
Mas não para sempre, também chegara a sua evolução. 
Provação: A provação vem depois da expiação, depois dos erros resgatados, são testados, solidificados, o espirito já vem sem carga Karmica, sem grandes sofrimentos, nos obstáculos a transpor, vem servir de tampão de rocha aos que de expiação com ele esbarram e é nestes choques que testam a sua solidez.
Missão: Neste estádio o espirito vem com a missão de ajudar, munido das ferramentas necessárias ao campo em que vai desenvolver a sua missão.
Este conjunto de situações, permite-nos ver uma terra multifacetada, povoada de múltiplas formas de desenvolvimento, onde há alegria paz e amor, dividido em enumeros escalões. 
E da mesma forma ódios sofrimento, dor. 
Ceu para uns, purgatório e inferno para outros.
14 ª Lição:
Meninos, Meninas, Senhoras e Senhores. 
Tentamos dar-vos uma panorâmica geral, dos mundos a que pertencemos e onde viajamos. O conteúdo de uma só lição, daria um volume largamente superior a este, em tamanho e profundidade.
Ao longo das 13 lições, levantamos questões, retiramos véus, que cabe a cada um de vós aprofundar de forma diferente, porque somos diferentes uns dos outros, cada um de nós é único, no aspecto, forma de pensar e agir, e cada um de nós é maravilhoso nas suas diferenças.
Nas lições seguintes, vamos apontar métodos, ferramentas, que nos permitam escavar, viajar, ate ao interior do ser. E com elas criar condições para unificar o homem integral.

15 ª Lição:
Constrói na mente um desejo forte de ser feliz, tendo a noção de que essa felicidade, passa por um conhecimento real de ti mesmo e se prende com valores que estão para alem da morte física. Interioriza a noção de que na tua aparente pequenez, és um ser Divino, fases parte do SER Supremo, e de um cosmos Transbordante de vida e nele viajas eternamente. 
Consciencializa-te de que a verdadeira beleza, não esta no exterior das coisas, na sua aparência, esta no seu interior, bem guardada, não se desgasta com o tempo e que para a intuíres e perceberes, tens de estar preparado, com pensamentos límpidos, corretos, inteligentes. 
Quando recebes uma em tua casa uma visita que consideras importante, tens o cuidado de a limpar ou mandar limpar, de a adornar de moldes que o visitante goste. 
Nenhuma visita é mais importante que a verdadeira beleza, alegria e verdade.  
Não cultives a doença e a dor, não chames atenção dos que te rodeiam, através dessas dores ou doenças. Interioriza, convence-te a ti próprio que és forte saudável e feliz. 
Nada temas, porque nada tens de temer, só te acontece o que tiver de acontecer, o que tu semeaste, e se semeaste, só tens de te resignar e aceitar de cara alegre o efeito da causa que cometeste. 
Poderíamos continuar a mencionar-te um grande rol de Interiorizações que representam energias positivas, mas já entendeste, que é neste enquadramento que as podes gerar. 
É com estas energias emanadas pelos teus pensamentos que deves manter a tua mente permanentemente ocupada e limpa. 
Quando um pensamento negativo, mau, te entrar na mente, expulsa-o rapidamente, não lhe dês guarida, fecha-o na gaveta, esquece-o. 
Quando te surgir um problema que te magoa e aborrece, nunca o procures resolver com a cabeça quente, coloca-o de lado, dorme sobre ele, mas não o interiorizes, veras que no dia seguinte já não se te apresenta com a mesma dimensão. 
E nunca te esqueças que o que não tem resolução, solucionado esta. 
Preocuparmo-nos com ele é Ter dois problemas, a sua irresolução aliada a dor que nos causa. 
Lembra-te que quando se nos fecha uma porta, abrece-nos uma janela e essa porta que se fecha, pode ser para nosso bem. 
Quando estamos do lado positivo da vida, balizados pelas leis de que atras falamos, os nossos amigos que estão em outros planos sabem melhor que nós, neste plano, o que mais convém, porque nós temos a visão do presente, eles a  do presente e  futuro. 
Portanto o importante é estarmos no lado positivo da vida e deixarmo-nos orientar por eles. 
Já percebeste o sentido desta lição, já a aliaste as outras que para trás ficaram. 
Na seguinte vamos voltar a mente e pensamentos de forma mais incisiva diferente.
16 ª Lição:
Nas lições anteriores tive a pretensão de te dar uma noção, das energias positivas com que deves manter a tua mente ocupada, nesta vamos rever e utilizar exercícios para ir mais fundo:
Como já percebeste tens de gradualmente começar a domar os teus pensamentos, interiorizando os bons, repelindo os maus, começar por analisar a natureza, perceber entender a sua articulação, o seu desabrochar, o seu pulsar, olhar e deliciar-te com as coisas simples e belas, cultivar através delas a paz, tranqüilidade a alegria de viver. 
Estes são os primeiros passos, que conduzem a neutralização dos sentidos externos, fisicos, da mente instintiva, e conduzem ao interior do ser a voz da razão, a ligação com o DIVINO, a unificação dos corpos do espirito. 
É a desobstrução da comunicação com o SER SUPERIOR , a realização plena do homem integral, em toda a sua plenitude. 
E se esta unidade for conseguida neste plano físico, representa a ponte que prevalece para sempre entre os estádios diferentes, as diferentes casas em que o homem espiritual tem de viver.  
O abolir da escuridão que as incertezas, as duvidas de não saber quem é de onde vem e para onde vai lhe provocam. 
O neutralizar por completo da enganadora voz dos sentidos, geradora de um eu, um ego inverdadeiro falso, produto da mente humana. 
Começa como já te disse com o forte desejo de seres feliz, esse desejo vai movimentar energias sem que te apercebas disso ou por outra vais perceber gradualmente quando vires tua vida a mudar. 
Com essas energias podes fazer maravilhas em teu beneficio e dos outros, podes curar mazelas do teu corpo e dos outros, utilizando-as direcionando-as. Falei-te nas curas de Cristo é tempo de voltarmos a elas, para te dizer que sua elevada aura, mercê da sua perfeição, carregava a energia vital pura, que baixavam sobre os doentes envolvendo-os, purificando-os,  efetivando a cura. 
Tu mesmo sem grande preparação, se carregares na tua mente pensamentos elevados, com o desejo de te curar ou curar alguém, alias a esses pensamentos energia vital, que te foi apresentada como Prana, se tiveres uma mazela no corpo e direcionares mentalmente o desejo de curar essa mazela, visualizares a parte afetada como estando são, utilizando o teu dedo ou a tua mão, no ponto doente acabas por efetuar a cura. Podes energisar a água dotando-a de energia vital, sacudindo as pontas dos dedos sobre o copo ou caneca, como se estivesses a deitar-lhe gotas de água, passando-a de caneca para caneca de um ponto que lhe permita apanhar a energia vital no ar, e quando beberes essa água, acompanhada de pensamentos fortes, direcionados ao ponto que queres curar, estas a fazer mais que qualquer medicamento pode fazer. 
Poderíamos encher muitas paginas com estes exemplos, mas não vamos entrar por aí. 
Queremos dizer-te que a felicidade esta em tuas mãos, ao teu alcance, basta que para tal saibas pensar.
E para começares a pensar tens que construir teus próprios pensamentos, introduzindo-lhe tudo o que é positivo, como é obvio, retirando-lhe tudo o que é negativo. 
Tens de exercitar a mente, com pensamentos fortes, fazes feitas, mantras. 
Se o fizeres estas a envolver-te com energias positivas, que repelem as negativas afastando de ti tudo o que é negativo.
Diariamente ouves falar em rezas e meditações,  frases feitas, que geram pensamentos forma. 
Estas rezas e meditações, quando bem construídas serão os poucos pontos positivos das seitas e religiões, que nos ligam a planos do espirito, superiores. 
Mas, não precisamos de local próprio para as fazer, porque entre o local próprio e a nossa atividade no dia a dia, há espaços que ficam vazios, e se estamos a espera de as fazer nesses locais, como preenchemos os outros espaços? 
Numa grande maioria deixamo-nos arrastar pelas vicissitudes da vida, ficando a espera do local próprio para limpar as vicissitudes para que nos espaços referidos nos deixamos arrastar. 
Com algum trabalho devemos domar os nossos pensamentos, sintonizando, interiorizando tudo o que é positivo, para dessa forma estarmos permanentemente com pensamentos positivos. 
Da algum trabalho mas não é difícil e é o caminho a seguir.
Com este trabalho desenvolvido, transformamo-nos em pessoas diferentes, mais alegres, mais humanas, mais felizes. 
E começamos a ver, a intuir outros planos outras dimensões, que nos ligam a outros mundos. 
Começam a abrir-se portas e janelas, por onde podemos espreitar, ver esses mundos. 
E neste ponto mais uma vez devemos estar preparados, para não sermos enganados.

Uma das portas é o espiritismo, que nos permite o contato com os espíritos do outro lado. 
Mas se bem se lembram, do outro lado há espíritos bons e maus, os que ajudam e os que enganam. 
Daí a quem por essa janela queira espreitar aconselhamos prudência. 
Que começa na analise dos médiuns, uma vez que estes são os instrumentos, o elo de ligação entre estes dois mundos. 
A mediunidade é um bem um Dom que lhes é dado para cumprir uma missão, para servir quem dela precisa, encarnados e desencarnados. 
Encarnados quando são perturbados por seres espirituais que andam perdidos na senda do mal, e perturbam apossando-se de corpos fisicos levando-os ao medo e a cometer erros contrários querer do seu próprio espirito. 
Este Dom tem de ser exercido com altruísmo, isento de qualquer contrapartida monetária, qualquer pagamento, para através dele encaminhar os espíritos perdidos e libertar os corpos fisicos da sua obsessão. 
Nas sessões espiritas aparecem espíritos enganadores, que se querem fazer passar por aquilo que não são. 
É aqui que deve haver preparação para separar o trigo do joio, saber avaliar quando se esta a falar com uma entidade de luz, que vem trazer o conhecimento ou com uma entidade que se diz de luz, mas não é.
Os grupos espiritas quando bem estruturados, são uma componente importante na ajuda a encarnados e desencarnados.
Se a qualidade dos médiuns for boa estão ligados a guias de luz.
Já todos vós ouviram falar em exorcismos praticados por padres católicos, já todos vós viram e ouviram nas câmaras de televisão a pretensa expulsão dos demônios que atormentam o homem físico. 
Nenhuma destas duas praticas esta correta, o espirito obsessor, deve deixar o corpo que esta a usurpar de livre vontade, depois de convencido que esta no lugar errado, com argumentos credíveis, com amor, sem arrogância ou violência. 
Expulso sai de um corpo e entra noutro ou no mesmo. 
Continua obsessor e obsidiado na ignorância, o primeiro continua perdido o segundo sem preparação para se poder defender.

A meditação transcendental é outra porta, que depois de muita preparação permite o desdobramento espiritual em viagens conscientes do espirito. 
Se estamos avançados em conhecimentos e valores, com um crer forte nos caminhos do bem e do amor, preparando-nos podemos fazer o desdobramento, que passa por um relaxamento do corpo físico, um nivelar de vibrações com as da terra, como adiante iremos ver, acompanhadas do desejo de efetuar o desdobramento. 
Mas não podemos nem devemos esquecer, que as viagens que podemos fazer estão limitadas aos planos vibratórios a que pertencemos, que se as nossas vibrações ainda forem baixas, podemos ver cenas, mundos que em lugar de ajudar prejudicam. Este principio aplica-se também aos pensamentos direcionados.
A Formula quanto a mim acessível  é da frequência da terra (ALFA), as vibrações da terra estão em sintonia com a mente cósmica, detentora do conhecimento individual e colectivo.   
A freqüência ALFA é de dez graus, a nossa é BETA treze, para entrarmos na Alfa precisamos de baixar as nossas vibrações,  sintonizando-as com as da terra .
Como entrar na freqüência alfa;
Deite-se ou sente-se numa posição confortável e feche os olhos, verifique que todos os músculos do seu corpo estejam  descontraídos , inicie o exercício de relaxamento enchendo os pulmões de ar inspirando lentamente e retendo o ar o máximo de tempo, expelindo o ar, lentamente, faça este exercício três ou mais vezes, até sentir a respiração o mais baixa possível.
Em seguida,  mentalmente e por três vezes, comece por imaginar, pensar que tem os pés soltos, leves, pesados, bem relaxados. 
Repita este exercício com as pernas, joelhos, coxas, abdómen, peito, ombros ,braços, mãos, pescoço ,nuca, couro cabeludo, testa, pálpebras, faces e maxilares.
Depois do relaxamento individual de todos os membros, visualize todos os órgãos internos, imagine-os em perfeito funcionamento, (exemplo) « o meu coração esta perfeito, leva o meu sangue a todas as partes do meu corpo», no enquadramento das funções de cada um , repita com todos os restantes órgãos. O seu corpo começa por entrar numa letargia agradável , profunda , que você vai acentuar, repetindo;
O meu corpo esta solto , leve relaxado e agradavelmente aquecido.
Em seguida conte pausadamente até três e, imagine-se num local aprazível , com muita relva,  quedas de água, lagos naturais, rodeado|a de arvores frondosas e flores, muitas flores, imagine, veja os insectos a voar : analise calmamente tudo o que esta a sua volta, sinta muita calma, tranquilidade, (repita mesmo ) estou calmo, tranquilo e o meu corpo num relaxamento cada vez mais profundo, depois de analisar tudo o que esta a sua volta e para aumentar ainda mais o relaxamento, conte regressivamente de dez a um . 
Repita mentalmente uma ou mais vezes; «nestes níveis de consciência , estou aperfeiçoar os meus sentidos e a minha mente, todos os órgãos do meu corpo funcionam em perfeitas condições, possuo energia vital , sou vida, sou perfeito, eu posso». Nestes níveis de consciência estou a carregar o meu corpo com energia positiva e a expelir toda a energia negativa que há em mim, (Procure sentir um ligeiro formigueiro no cima da sua cabeça, ponto receptor de energia ). Construa frases para repetir neste estado de consciência , (exemplo) Deus é amor, nada nem ninguém me pode fazer mal,  no meu lar reina paz,  harmonia e o amor, nada nem mingúem me pode prejudicar, cultivo sempre e constantemente pensamentos positivos, no meu coração e na minha mente não há lugar para ódios ou rancores , só a cultura do amor, não tenho medo de nada nem de ninguém , a mente cósmica aonde se encontram registadas as minhas vidas passadas e minha vida actual, orienta os meus passos, visando a unificação dos meus corpos em harmoniosa sintonia, a caminho da evolução e aquisição de conhecimentos que permitam ao meu corpo integral, ter uma ligação perfeita e continua com planos superiores.
Crie um espaço , e nesse espaço , com frases previamente construídas de problemas que gostaria de ver resolvidos ou de sonhos que gostaria de ver materializados ,e repita-as mentalmente, usando-as diariamente, até que estas se materializem.
Em seguida repita novamente, sinto-me em paz, sou perfeito, possuo energia vital, sou vida, todos os meus pensamentos são positivos.
A seguir conte até sete e ao dizer sete abra os olhos e sinta-se em perfeitas condições, ao sair da frequência alfa.
Para prolongar este exercício num mínimo de trinta minutos, seleccione imagens que deve reter na sua mente o máximo de tempo , acompanhadas de frases positivas.
Como é um exercício que deve ser feito com os olhos fechados, para um melhor relaxamento e maior concentração, aconselho-o|a a gravar uma cassete com estas frases ou outras similares.
Se fizer este exercício correctamente, uma ou mais vezes ao dia , abrirá as portas a saúde física e mental, com segurança entrará em contacto com os fabulosos mundos que nos rodeiam  e, criará as condições para melhor ouvir a: 

Voz do Silencio:
Na imensidão dos mares de energia,
Alheio a gritos choros e lamentos,
Sinto paz,  alegria,
Noites..., que dão lugar ao dia.
Oiço na voz do silencio..,
vozes de humanidades perdidas,
Que  falam de conhecimentos,
Dos seus choros gritos e lamentos,
De seus destinos comprometidos.
Ao longo de milhões de anos perdidos.
Neste mar imenso de ilusões,
De vis e torpes paixões,
Vislumbra a essência do ser,
Visão..., que altera o inserto viver,
Encontrando um novo crer,
Nestes caminhos do mundo,
Onde há viver e morrer.

Mas..., não sendo já esse o meu crer.
Outros pensamentos adotei,
Dos antigos me distanciei,
E aceito um só viver,
Nestes caminhos do cosmos,
Onde só há viver.
Em estádios e formas diferentes,
Mas unidas convergentes,
Animando um só ser.
Viajo................,
Por sobre terras, luas, sois, estrelas e mares,
Em lindas e potentes caravelas,
Velas.., desfradadas aos ventos,
Movimentadas..,
Pelas energias dos meus pensamentos.
Mais velozes que a luz e o vento.
Rumo ao infinito,
Que por ser ainda pequenino,
Estar num tempo finito,
Não posso no seu todo imaginar,
Mas somente...,
Sua grandiosidade vislumbrar,
Deste mar de sofrimento,
Nesta terra, neste mar de energias conturbadas,
De uma vileza sem par,
Em que a humanidade mergulhou,
E delas tem de se afastar,

Poder calar.

 gritos, choros e lamentos


Nas dezasseis lições que para trás ficaram, fizemos pontos de situação que poderiam ser mais profundos, mais alargados, mas como devem calcular esses aprofundamentos iriam ocupar tempo e espaço. E como também referimos nossas verdades diferem de ser para ser. Pretendemos assim dar-vos a estrutura base de uma verdade a construir por cada um de vós. 
Para tal convido-vos a analisar de forma racional tudo que vos apresentamos, para que de forma racional, possam construir a vossa verdade.
Os fins em vista, os objetivos atingir, foram claros, temos uma humanidade doente, perdida em mares de ilusões, cujo sentido é necessário alterar e para isso com verdades iguais ou diferentes, que apontem no sentido que vos quisemos deixar, é preciso que cada um de nós ao atingir essa verdade a use, a transmita, para que ela se espalhe, se transforme em semente, que gradualmente, lentamente, vá frutificando, dando os resultados necessários as imperiosas transformações que urgem na humanidade efetuar. Para que daí resulte um homem novo, com outra forma de agir e pensar. Dando lugar a paz e harmonia, a uma outra forma de estar, sem vencedores ou vencidos, porque uns e outros fazem parte deste lugar. Onde  resida o amor, e o desamor não deve Ter lugar. Quando atingirmos este estádio de consciência, o espalharmos por sobre a terra, enterraremos velhos mitos, caminharemos numa nova era. 
A tarefa é gigantesca, mas não nos deve assustar, é o caminho correto, que urge encetar.

Nas lições seguintes no sentido de ir mais alem, vamos continuar a expor mecanismos que se desenvolvidos nos permitem facilmente conhecer as potencialidades que detemos, na maioria dos casos desconhecemos e consequentemente não sabemos utilizar.
Há livros específicos para isso, daí a não pretendermos ser profundos, mas somente despertar-lhe o interesse a curiosidade de saber quem é em toda a sua extensão. 
Os aprofundamentos dependem do interesse por estes conhecimentos. 
Falamos-lhe em mundos paralelos ou dos espíritos, que tem a denominação de planos astrais, pelo menos é esse o nome que utilizamos e continuaremos utilizar para situar as próximas lições. 
O homem tem ligações ao mundo físico através da mente instintiva e dos cinco sentidos, para os mundos atrais tem os mesmos cinco sentidos e ainda um sexto sentido.
Há homens que os tem mais desenvolvidos que outros, o seu desenvolvimento coloca esse homem ou mulher na qualidade de médium. 
Nome que se atribui a determinada mediunidade. 
Já falamos na mediunidade de incorporação, através de quem falam os espíritos. 
Para alem desta há outras que iremos de forma aligeirada abordar.
Todos nós somos dotados com esses sentidos e há formulas para os desenvolver. 

17 ª Lição:
O Cérebro Humano:
Como em lições anteriores foi dito com o decorrer de milhões de anos foi-se arredondando, aperfeiçoando ate atingir a forma que tem hoje. Importa reter que não conhecemos nem aproveitamos as suas potencialidades. O coeficiente medido a um dos maiores cientistas deste humanidade apontava a sua utilização em nove décimos. 
Muito aquém da sua totalidade. 
Tem funções que a maioria nem sequer imagina, como a retenção e classificação de milhares de imagens por segundo, que não sua maioria, nem sequer chegam a mente racional. 
Através da glândula pineal, liga-nos aos mundos astrais.
a) Ao longo das lições anteriores falamos dos efeitos do pensamento na vida de cada um de nós e que esses efeitos tem por base o raciocínio correto operado no nosso cérebro. Dele depende a força do pensamento e as suas composições. Um pensamento bem elaborado envolve-nos, fica no nosso meio ambiente ou pode ser projetado, direcionado a outrem, com fins bons ou maus, neste ponto mais uma vez vos quero alertar para que evitem a emissão de maus pensamentos, que podem prejudicar a pessoa a quem são endereçados, mas,  se esta estiver preparada os mesmos fazem ricochete e com mais força, porque nela vem a força do outro, acabam por vos afetar, gerando em vós o que queriam se gera-se no outro. Com ou sem ricochete não devem ser emitidos. Há curas que se fazem a distancia, formulando pensamentos forma para as efetuar, estes pensamentos carregam a energia vital, através da qual fazem a cura.
b) A dinâmica do pensamento deriva dos conhecimentos que para trás deixamos e do estádio de desenvolvimento a que chegamos. 


18 ª Lição:
Telepatia:
Os cinco sentidos astrais, que num plano diferente, tem as mesmas percepções que os fisicos, e através dos quais se pode ver, ouvir, degustar, cheirar e até sentir. 
E ainda um sexto sentido, pelo qual nos apercebemos, das reações e pensamentos dos outros. Mesmo que as outras mentes estejam distantes. Geralmente independentes dos fisicos, mas associados a eles. 
Os cinco sentidos astrais são a duplicações astrais dos sentidos fisicos que funcionam sobre o plano astral, assim como os sentidos fisicos funcionam sobre o plano físico. 
O sexto sentido esta ligado a glândula pineal, através da qual recebe impressões, e um sentido astral ou a duplicação, da mesma forma que os sentidos fisicos. 
A duplicação astral é usada em certas formas de clarividência. 
Quando uma pessoa pensa emite vibrações com maior ou menor intensidade no éter circundante e em todas as direções. 
Essas vibrações entram no órgão telepático do outro cérebro e causam uma ação cerebral que reproduz o pensamento no cérebro receptor e pode passar a mente consciente ou ficar na região da mente instintiva.
19 ª Lição:
Clarividência:
A clarividência é um tipo de mediunidade, que permite receber vibrações luminosas, imagens de grandes distancias, pensamentos forma, vibrações sonoras etc. 
A clarividência simples, recebe vibrações a partir de objetos e permite ouvir conversas a que os sentidos fisicos não tem acesso.
Clarividência do Espaço: é o desenvolvimento da clarividência simples, que permite focar e ver objetos longínquos pondo-os a vista através do que os ocultistas chamam de tubo astral, o tubo astral é formado pelo desejo ou vontade forte do clarividente, em forma de energia. E ainda na projeção do corpo astral consciente ou inconsciente, que vê capta imagens e transporta para a mente consciente. Há mais formas de clarividência, quisemos e só dar uma noção geral.
Clariaudiencia; é a audição do ruídos provenientes do plano astral, captados pelos sentidos astrais e transmitidos aos fisicos.
20 ª Lição;
Outros tipos de mediunidade:
a) Vidência: A vidência permite ao médium ver seres dos planos astrais. Na maioria dos casos quando o vidente não tem preparação, apresentam-se de forma dolorosa, uma vez que vê seres de baixos astrais, que se lhe apresentam das mais variadas formas com a intenção de aterrorizar  levam em muitos casos a loucura. Temos que Ter a plena consciência de que estes seres nada podem fazer para alem do medo, terror que possam causar. Conhecemos casos que passaram pela medicina convencional, foram tratados com calmantes e entorpecentes que nada resolveram. Estes casos só se resolvem quando o médium se prepara e aprende a conviver com eles afastando-os com amor (o amor significa uma energia positiva, contraria a da entidade, por isso a afasta), quando sente a sua aproximação e só lhe permite que se mostrem em reuniões onde possam ser doutrinados e encaminhados. 
b) Psicografia: De acordo com a preparação do médium, este é tocado pela presença de espíritos que o induzem a escrever de forma inconsciente, sem saber o que esta a escrever. Só depois de escrever pode ler.
c) Audição; Permite ao médium ouvir e transmitir informações dos espíritos. Há médiuns sem preparação intelectual, que fazem bons discursos ou falam línguas que desconhecem. Neste ponto há uma necessária chamada de atenção. Nas nossas investigações tivemos conhecimento de casos em que os espíritos por esta via induzem pessoas impreparadas ao suicídio ao salientarem-lhe os erros que cometeram, acabando por os levar a esse fim.
d) Incorporação: O espirito do médium abandona temporariamente o corpo, ao ser afastado pelo espirito obsessor quando este médium não esta preparado e se encontra em planos vibratórios baixos. Depois de preparado é de extrema utilidade nas reuniões espiritas.

Há outros tipos de mediunidade que não vamos expor por não se enquadrar no espirito deste livro. Esta abordagem enquadra-se na visão que lhe queremos dar da Quarta dimensão.
Todos temos mediunidade, que pode ser desenvolvida, se esse for o nosso desejo. Mas cuidado, não o faça se não tiver preparação para isso.
Concluídas as vinte lições, que esperamos vos sirvam para edificar, construir a vossa verdade, vamos continuar no mesmo alinhamento de forma diferente, com o fim de sublinhar o que vos deixamos, e colmatar alguma falha, que pela exiguidade da lição, não vos tenha levado a sua total extensão. 
1 º - Métodos para desenvolver a mediunidade:
São muitos os métodos, poucos os recomendados.
Comecemos pelos mais prejudiciais: O uso da droga, danças vertiginosas, praticas voduístas, ritos repulsivo e outros que não vale a pena mencionar. Estas praticas produzem uma condição anormal de embriaguez e o conseqüente habito, a dependência. Acaba  na ruína física e intelectual. Mergulha os seus praticantes em planos astrais inferiores, através do desenvolvimento dos poderes psíquicos inferiores que lhes atrai entidades desses planos.

Hipnose:
Individual quando através do olhar fixo em objetos brilhantes, procuramos uma condição psíquica, que se manifesta por sonolência, uma espécie de transe, na qual as pessoas vislumbram aspectos do mundo astral.
Em grupo através de um hipnotizador, que utiliza o poder da auto sugestão.

O mais aconselhável e seguro;
Advém do conhecimento relacionado com as lições anteriores, do desenvolvimento do intelecto, da unificação dos corpos de que falamos. Com esse desenvolvimento, abrimos portas e janelas para os mundos astrais.
Se queremos avançar mais rapidamente utilizemos a freqüência alfa. Mas sempre no bom sentido.

2 º Mundo Astral:
Ao longo das nossas lições fizemos referencia aos planos astrais. Para que não fiquem duvidas e se faça uma interpretação correta de acordo com o nosso entendimento desses mundos. Vamos tentar dar-vos a nossa visão.
No plano físico temos as sociedades compartimentadas, divididas em classes sociais, matizadas com uma infinidade de diferenças. Para as detectar basta olharmos com alguma atenção os quatro continentes e vermos como se nasce, vive e morre nesses continentes.
Nos planos astrais existem as mesmas diferenças, menos a morte, porque é visível a sua passagem ao plano físico. 
Nos planos fisicos, na terra, as diferenças tem por base os bens materiais fisicos e a preparação para os obter.
Nos planos astrais as diferenças são demarcadas, pelos planos energéticos em que cada um vive.
Na terra temos pessoas que vivem na opulência, aparentemente felizes, mas nem sempre a opulência lhes da a felicidade.
Nos planos astrais temos as entidades que vivem em planos superiores e o seu grau de felicidade plena, deriva dos valores amealhados, que os elevam cada vez mais num plano de felicidade difícil de atingir na terra.
Na terra temos podridão, morte e miséria.
Nos planos astrais não temos a morte, mas temos a mais extrema desolação e  miséria. Para nos consciencializarmos deste estádio basta pensar no ser que morre, fica agarrado a terra e se transforma na sombra dos que com ele conviveram em vida. Se era avarento sofre ao ver que se apossaram dos bens que considera seus. Se era alcóolico, encosta-se aos alcóolicos julgando matar o seu vicio através dele, se drogado a mesma coisa, se assassino induz ao suicídio e assassinato. 
É nestes planos baixos de onde são extrapolados e classificados os tais demônios que já falamos. 
Estes seres que se encontram na mais extrema miséria, levam humanos aos mesmos vícios que tiveram, para através deles saciarem ou julgarem que saciam as suas tendências mais aviltantes. 
Mas como também já dissemos não ficam eternamente nestes planos, também evoluem, porque esta condição deve-se aos desvios das humanidades, gerados pela mente humana. 
E não a criação Divina, esta sim é real, é a ordem, o caminho natural da evolução a que todos havemos de chegar.
3 º Curas:
A mutilação que as principais igrejas, operaram nelas próprias, deixou-as sem respostas, que foram substituídas por dogmas e mistérios. Este espirito redutor e fechar de portas, levou-as ao imobilismo que deu origem a proliferação da mais diversas seitas pelos quatro cantos do globo. 
E, para atraírem, para engrossarem as suas fileiras, nada melhor que explorar os milagres, termo inventado pelas principais religiões. 
Extrapolando-se as curas milagrosas, prato forte da sua ementa bíblica. 
A que mais lhes atrai clientes; 
Vamos tentar entender esses milagres de forma racional, enquadrando-os nas naturais forças da natureza.
O espirito neste planos é dotado com um corpo físico,  da mais alta tecnologia, para a esta conclusão chegarmos basta pensar em todos os seus sistemas, desde o nervoso, mais escondido ao mais visível. Esta extraordinária obra não foi concebida para ser votada ao abandono, é obvio que tem na natureza onde esta enquadrado meios para fazer a sua reparação.
Para que o espirito atinja os seus objetivos tem de Ter o seu veiculo em perfeitas condições, a não ser quando traz mazelas karmicas e estas fazem parte da sua evolução. 
Se não há mazelas karmicas, a falta de saúde deve-se aos desvios das leis da natureza e utilizando os meios de que a natureza dispõe é possível o retorno a normalidade.
Uma das energias proveniente da natureza usada em todos os tipo de cura é a energia vital ou Prana, a primeira denominação vem do mundo ocidental e a Segunda do oriental. Esta energia esta em todas as formas de vida. 
E faz parte de todas as curas.
Vamos dividir as curas em três classes:
1) Cura magnética, no mundo ocidental e Pranica, no oriental. Esta cura reside no envio da energia vital aos pontos afetados, através de pensamentos forma individuais ou coletivos, diretamente e a distancia. Diretamente pode ser ministrada por um indivíduo saudável que alia a energia vital a sua própria energia animal, sempre com a ajuda do pensamento. Os resultados advém da concentração e direção dessas energias, da maior ou menor força dos pensamentos. Há livros de passes e radiações que nos definem os chacras (pontos de recepção de energia do corpo) e ensinam a direcionar estas energias. 
2) Cura mental: utilizando da mesma forma a energia anterior, construindo conjuntamente com o paciente formulas de auto sugestão e quando a distancia enviadas em ondas de pensamentos forma, de ordem individual ou coletiva.
3) Cura Espiritual: engloba varias formulas, mas requer meios especializados. Médiuns altamente preparados.
a) O envio de pensamentos forma de grupo contendo a energia vital, como nas curas anteriores, geralmente coordenadas por uma entidade de luz, que abre as reuniões de grupo e assiste ao envio destas energias a distancia.
b) Com a incorporação de uma entidade através de um médium. Entidade que numa vida anterior foi especialista no tipo de doença a tratar e através do médium faz a distribuição de energia pelos pontos afetados. E regula os campos energéticos.
c) Desobsessão: Quando estamos em planos vibratórios baixos, e na maioria das vezes sem o sabermos somos dotados com mediunidade, atraímos seres de baixos astrais que se colam a nós e nos prejudicam de varias formas, levando-nos a cometer erros que em circunstancias normais não cometia-mos, levam-nos a interiorizar doenças, ao suicídio etc. Quando o paciente acorda para estas situações e recorre a um grupo espirita, a entidade incorpora, entra e fala através do médium e é doutrinada, é-lhe indicado o caminho a seguir, aí beneficia o doente e o obsessor. 
d) O Brasil é um país onde o espiritismo esta altamente desenvolvido e aparece como alternativa a medicina convencional. Há relatos de operações feitas pelos médiuns em estado de transe, que foram investigadas por jornalistas e especialistas e não desmentidas.

Para compreendermos estas curas temos que compreender o Principio Vital, o seu influxo, e a poderosa inteligência porque se rege a natureza. Mas fiquemos com a certeza de que elas fazem parte da natureza, são explicáveis, não misteriosas, todos temos acesso a elas, e não pertencem ao quintal de nenhum milagreiro dos que nos entram diariamente em casa pela pequena caixa da televisão, intitulando-se os seus obreiros.  
Os que naturalmente nascem com dons extrasensoriais, mediunidade de vários tipos,  não podem fazer destes dons a sua fonte de receita para viver faustosamente. 
E quando são realmente evoluídos espiritualmente, são pessoas simples, humildes, não espalham aos quatro ventos aquilo que através deles é feito, como se fossem eles que o fizeram, porque tem a noção, sabem, que foram meros instrumentos.  

BUDA, trocou palácios por uma vida humilde, simples, CRISTO e MAOMÉ fizeram de um percurso de  humildade a sua bandeira, assim como outros que os antecederam.
Mas.., será que os que hoje de forma arrogante se intitulam donos da sua palavra, e eles e só eles, são o caminho da salvação, se intitulam apóstolos e outras coisas mais, não serão os mesmos apóstolos que venderam Cristo? 
 Queremos pedir a quem nos ler, que faça uma reflexão profunda, sobre tudo o que lhes foi dito. Não aceitem estas teorias de animo leve, investiguem, aprofundem estes mundos. A inércia e inocência ao aceitar tudo que nos foi dito ao longo de séculos, desviou-nos de verdades fundamentais a nossa existência, ao desenvolvimento harmonioso do planeta.
A Bíblia é um extraordinário livro, mas foi escrito pelo homem, não foi escrito por DEUS. Presta-se as mais variadas interpretações, reparai quantas religiões  derivam da Bíblia  e se atacam mutuamente. E, cada uma delas arroga-se, intitula-se a dona da verdade. Acham isto racional, correto?
A Bíblia não estará assim tão mal, mas sim as mente distorcida do homem que procura amolda-la de acordo com as suas conveniências e procura vender a sua versão pelo preço que mais lhe convém. Nenhuma das maiores mina de ouro ou diamantes do mundo, fez jorrar, gerou tanto dinheiro como a Bíblia. Pena que esse dinheiro não tenha sido desviado para o bem da humanidade, e, ainda, que esse extraordinário livro nem sempre tenha servido os seus verdadeiros fins, aqueles para que foi escrito. 
Isso sim é terrivelmente mal.

Nos capítulos seguintes ou naquilo que ainda temos para vos dizer, não em forma de lição, mas de conselhos que vos cabe peneirar e aceitar ou não. Iremos deixar algumas considerações que a partida consideramos úteis.

Quando acordamos para certas formas de vida, começamos a analisar definir e avaliar as belezas exteriores, começamos por nos olhar ao espelho avaliando-nos a nós mesmos e, gostamos do que vimos ou não. 
Nada mais errado que não gostarmos de nós mesmos tal qual somos. 
Se o aspecto exterior não nos agrada temos que começar a olhar mais internamente, para encontrar pontos de equilíbrio, considerando que a beleza exterior pode ser largamente compensada por inteligência, habilidade, uma maior tendência nesta ou naquela área etc. . 
Neste ponto vou dar-vos um exemplo: já tenho cabelos brancos, conheci muitas mulheres devido ao meu estado de homem livre, e as que mais me retém  não são as esculturalmente perfeitas, mas sim aquelas que denotam uma maior inteligência e beleza interior (não quero dizer com isto que só as aparentemente feias são inteligentes). 
Que adianta um homem ou mulher ser uma estampa se não passa disso, se não sabe manter um dialogo inteligente e agradável. 
É com esta visão que devemos encontrar motivos que nos levem a gostar de nós tal como somos. 
Se não gostarmos de nós não gostamos dos outros, e começamos por cultivar uma serie de valores errados que nos levam a caminhos e energias negativas, infernizando-nos a vida. (na minha terra há um ditado que diz, há sempre uma tampa para uma panela) é uma questão de a procurar. 
Com estes raciocínios ou outros similares, devemos inverter, combater a ideia que gostaríamos de ser iguais a (a) ou (b) não há duas coisas iguais, e no caso dos humanos, somos únicos nas nossa maravilhosas diferenças. 
Este raciocínio pobre, aligeirado, esta na base do nosso equilíbrio psíquico. 
Ao longo da nossa vida por incrível que pareça, a pessoa mais importante, aquela com quem mais lutamos é com nós próprios. 
A nossa felicidade e a  formação de uma noção correta de tudo o que se passa na terra depende de nós.
2 ª Nas lições anteriores falamos em energias positivas e negativas. 
As negativas vamos fecha-las na gaveta. 
Vamos falar de uma das maiores e potentes energias O AMOR, que por ser a maior verdade, fornece imensas respostas as nossas interrogações. 
É essencial ao desenvolvimento das crianças, as carências e porque não deficiências psíquicas e físicas, devem-se na maioria dos casos a ausência de amor. 
Amor que significa atenção, cuidados, carinho, caricias, beijos, sorrisos, ensinamentos, compreensão, ajuda, respeito, aceitação etc. 
Será que todas as crianças tem ou se não tem, deviam ter estas manifestações de amor. 
Será que se esta grande verdade fosse posta em pratica na generalidade não resolveria muito problema a escala mundial? 
Este aprendizado do amor, em casa, na escola, no trabalho, com os nossos semelhantes, não traria uma maior ligação e compreensão entre os homens?
Não seremos fruto de uma sociedade, com os laços familiares destruídos que veicula valores completamente adversos, prejudiciais as pessoas?
Universidade a todo o custo para os estudantes, quando poucos terão o talento e as qualidades requeridas para a freqüentar.
Enriquecimento de qualquer maneira, sem Ter em conta o sucesso pessoal.
Competições em que o que não se encontra em primeiro não é reconhecido e abandonado a sua sorte.
A suposta verdade que devemos trabalhar como forçados e não de acordo com as nossas capacidades.
Ensinam-nos muita coisa, mas pouca sobre o que há de mais importante. Amarmo-nos e sermos felizes.
3 ª A vida é bela, o que não significa que não seja difícil e penosa em determinadas ocasiões ou em certos períodos. Mas se quisermos e formos moral e psiquicamente fortes poderemos considerar que a vida é bela mesmo em tempos de provações. 
E isto esta ao alcance de todos, de quem quiser atingir este estádio de vida, vivendo em amor por si e pelos outros.
Porque não nos detemos nas verdadeiras alegrias da vida:
Nascimento de uma criança, seus primeiros passos, palavras, traquinices, seu desabrochar, sua preparação para a vida etc. 
A natureza, a musica, a literatura, a pintura e o deslumbramento que nos provocam os caminhos do cosmos etc. 
A vida é bela quando estamos de bem com nós mesmos e com os outros e não queremos para os outros, aquilo que não queremos para nós mesmos. 
4 ª Os Medos: 
No enquadramento das nossas linhas de pensamento, todo e qualquer tipo de medo pertence a classe das energias negativas a abolir da nossa mente. 
Não aceitamos seja qual for o tipo de educação, que se faça, se eduque  através do medo. 
Mesmo que esse medo nos seja apresentado, disfarçado por um certo temor a (a) ou (b), nestes casos, respeito sim, medo não. 
Todos de uma forma ou de outra, nas nossas vidas, sentimos medo, e uns mais que outros. 
Pela sua gênese, sua ligação inconsciente a outros planos, forma como foram educados, pelas suas fragilidade físicas, etc. 
O medo mesmo inconsciente esta omnipresente e impede de viver plenamente. 
O medo da verdade, de se exprimir, de transmitir opiniões, da morte e muitos outros que nem vale a pena enumerar. 
Todo o tipo de medos deve ser combatido e eliminado, para dessa forma aprender a viver.
A primeira coisa a fazer é indentifica-los, para sabermos se tem fundamento ou não, em seguida trabalhar para os eliminar. 
Se ainda tens presente o que dissemos na lição em abordamos o medo, lembras-te que não devemos temer nada nem ninguém e porque. 
Mas para reavivar a tua memória vou novamente explicar o porque. 
Os medos provenientes da 4ª dimensão (fantasmas), não nos podem fazer qualquer mal ou violência física porque não tem capacidade para isso. 
Se os temermos estamos exatamente a colaborar com eles, é essa a sua pretensão assustar-nos, aterrorizar-nos, meter-nos medo. 
Não podemos, nem devemos teme-los. 
A verdade é a base fundamental da nossa estrutura psíquica, devemos amar a verdade e dize-la seja em que circunstancia for.
O medo da incerteza, do que de bom ou mau nos possa acontecer, também não podemos nem devemos temer, faz parte da lei de causa e efeito, só temos aquilo que merecemos, de acordo com méritos e deméritos. 
É com esta compreensão que devemos esvaziar os medos, aboli-los das nossas vidas e, porque? Se o não fizermos estamos exatamente atrair aquilo que não queremos. 
Tudo o que é negativo e mau, que tememos, faz parte das energias negativas de falamos, afins as que os medos provocam, estamos a sintonizarmo-nos com essas energias. Portanto a receita é simples, com o medo dos medos, arranjemos vontade, coragem, energia suficiente para os afastar definitivamente das nossas vidas, para que as possamos viver na sua plenitude. 
Esta é uma achega um reforço ao que foi dito. 
Conhecimentos e valores, devidamente interiorizados transportam-nos a planos onde o medo não existe.





A partir de agora ficas por tua conta,
Com teus raciocínios,
Tua forma de pensar,
Deles dependem a tua vida,
Tua forma de caminhar,
A felicidade depende de ti,
Só tu a podes agarrar.
Não quisemos importe a nossa verdade,
Simplesmente indicar-te caminhos,
Para a poderes encontrar.
Mas na hora da despedida, 
Ao principio vou voltar,
Lembrando-te que a humanidade,
De tuas armas vai precisar,
Pensamentos de amor,
Energias positivas no ar.
Para alterar esta ordem das coisa,
E um novo rumo encontrar,
Nos caminhos do cosmos,
Onde o homem tem lugar.

Em jeito de despedida, este pensamento te vou deixar, decifra-o em tua vida, neste teu procurar.

Em data que se perde no tempo,
Uma estrela brilhou,
Nascimento de um menino,
Que DEUS nos apontou.
Quem É DEUS pergunto eu?
Quem É DEUS perguntais vós?
É ALGO, que existe no tempo,
Antes de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário