Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Do Avô de África: A Todos os netos do Mundo.


 Do Avô de África:


A Todos os netos do Mundo, com desejos que se faça luz em pais e governantes e esta aldeia global se transforme num lugar aprazível, onde as crianças cresçam e vivam em harmonia e paz.


A todos vós, com universos de ternura, e mundos de carinho, segredo, digo ao ouvido baixinho, desenvolvam-se e cresçam, nesta aldeia global, nos caminhos do bem, afastados  dos caminhos do mal.  
A história que vos vou contar, é uma história real, de um avô que vive longe, e seu neto deseja abraçar.
Os presentes que lhe leva, os presentes que lhe quer dar, são presentes transportáveis, deste para outro lugar, não perecem no tempo, o tempo não os vai desgastar.
São filosofias de vida que cedo devem encetar, nestes caminhos do mundo que temos de trilhar.
E são esses presentes, que com todos os netos do mundo quero partilhar.
Gonçalo;
Não tenho a pretensão de que vás entender o que vais ler, porque é o teu primeiro e grande mistério neste plano físico, só com o tempo o irás desvendar, e. depois de desvendado, espero que ponhas em pratica os conhecimentos que daí te advierem, a teoria é muito bonita, mas se não for usada, posta em prática, perde o interesse, não serve de nada.
Porque és meu neto. tenho acompanhado o teu desenvolvimento, não tenho duvidas, sei que vais aceitar este desafio porque os temas, as teorias de que te vou falar, enquadram-se, fazem parte da essência do teu ser, do teu código de barras.
E, como nunca é cedo para começar, e é cedo que devemos aprender a pensar.
Aí vai o desafio para ti, e uma maldadezinha que faz rir a criança que há em mim, para os teus pais, já estou a rir só de pensar nas perguntas que lhes vais fazer.
Vamos começar por uma pessoa muito importante nas nossas vidas, na minha, na da tua mãe e na tua, sem ela eu não te estaria a escrever, trata-se da tua avó Aida.
O nosso neto;
Lá longe no tempo, alguém com enorme ternura e carinho dizia (O Meu Pedro), pequena frase dirigida ao teu tio Pedro (ainda menino quando ela partiu), que eu, teu avo de África adorava ouvir, hoje. esse alguém.., presente em nossas vidas, minha mente e coração, ligada pelo amor, acompanha os nossos incertos passos e o teu desabrochar, partilha as nossas alegrias e tristezas, e.., quando tenho noticias tuas reavivando a ternura, o carinho que sinto por ti, parece, sinto, que alguém me segreda baixinho (o nosso neto).
Esse alguém que adorarias conhecer, é a mãe de tua mãe,  que devido a leis imutáveis também ela,  mal conheceu.
Poderia escrever-te um longo texto falando-te de tua avó que também viveu em África, terra onde tua mãe nasceu, mas não é essa a minha intenção, a minha intenção é;
Fazer-te sentir, dizer-te que tiveste uma avó linda, por dentro e por fora, que punha, colocava amor em todas as suas acções, que vivia para o lar, para o marido e filhos, que se fosse viva te rodearia de amor e carinho de forma diferente, mais visível no plano em que te encontras;
É pedir-te que guardes em teu coração um cantinho para ela, que a imagines uma pessoa boa, integra, elegante, bonita, e acima de tudo com muito amor no coração.
A tua avó Aida, partiu há muitos anos, mas no plano em que se encontra não há espaço nem tempo, e. continua de forma indelével presente em nossas vidas, onde está, ficará feliz com a tua felicidade, gostará de ver crescer um homem integro, vigoroso em corpo e espírito, um homem realizado, feliz.
E é no enquadramento do que os dois te desejamos, que te dedico com amor estas breves linhas. Alargadas aos que como tu, tem um avô, aos que já não tem, ainda com mais carinho deste avô que vos deseja ver felizes.
A tranquilidade e felicidade,  são os bens mais preciosos que temos na vida, podemos ser muito ricos, ter muito dinheiro se não formos psiquicamente equilibrados, felizes, o dinheiro de nada nos serve, mas se pelo contrario formos bem estruturados, equilibrados psiquicamente, tivermos muito amor no coração, teremos tranquilidade e felicidade, o dinheiro vem por acréscimo de moldes a manter essa tranquilidade e felicidade sempre presentes.
Estas no inicio de mais uma grande viagem, viagem inerente a tua vida neste plano tridimensional, físico, onde há espaço e tempo, para atingires os objectivos que te propomos (tranquilidade e felicidade), tens que te preparar em dois planos, físico e psíquico.
No plano físico,  tens que te aplicar, estudar, aprender o máximo que poderes, para seres um homem com conhecimentos, e consequentemente um homem livre, uma vez que só o conhecimento liberta o homem, o torna livre, ao permitir-lhe organizar a vida, saber quem é, de onde vem, e para onde vai, só o conhecimento nos liberta de todos os medos, medos que não deixam viver plenamente uma percentagem elevada da nossa humanidade.
No plano psíquico, tens de aprender a pensar, tens de saber a importância que os pensamentos que te fervilham na mente tem na tua vida, para dessa forma os poderes controlar, tens de saber a sua importância e influência.
Os pensamentos ao serem emanados, pensados, geram energia que nos envolve externa e internamente, externamente porque ficam no nosso meio ambiente, internamente porque são interiorizados, enraizados no interior do nosso ser passando a fazer parte do nosso psiquismo de forma latente, presente, de uma forma ou de outra, no interior do ser ou no exterior, influenciam a nossa vida, atraindo ou repelindo o bem ou o mal de acordo com a sua natureza, o bom positivo, atrai o positivo e repele o negativo, o mau negativo atrai o negativo e repele o positivo.
Já percebes-te porque és inteligente, que devemos manter a nossa mente ocupada, cheia com coisas bonitas belas, geradoras de bem-estar, alegria, prazer de viver em harmonia com a natureza, tudo e todos.
Os negativos, maus, quando inadvertidamente nos entram na mente, devemos retira-los imediatamente, atira-los ao caixote do lixo ou fecha-los numa gaveta de onde não possam sair, substituindo-os de imediato pelos bons, belos.
Mas.., nestes bons e belos, provenientes de sentimentos de amor profundo, há alguns que também devemos saber definir e erradicar,
Exemplo; quando gostamos muito de alguém, e tememos perder esse alguém, interiorizamos um pensamento e sentimento de angustia, desgosto e medo, pela perda que tememos, esse sentimento e pensamento, que é nobre, proveniente do amor, também deve ser anulado de imediato, de outra forma, se o não fizermos, estamos atrair aquilo que não queremos para a pessoa ou pessoas a quem amamos, nestes casos devemos criar uma imagem dessa pessoa ou pessoas rodeadas de família, idosas, com cabelos brancos,   radiosas felizes, ao idealizar estas imagens, estamos a prolongar-lhes a vida, não te será difícil criar essas imagens, tens exemplos na família, os teus avós paternos que te adoram e são por ti retribuídos, pela forma como caminharam na vida formam essa imagem viva, esse circulo de amor, é só imaginares as pessoas que amas nessa idade avançada, velhinhas, radiosas, bonitas felizes.
Plano físico e psíquico;
A soma dos dois planos, dos conhecimentos adquiridos no plano físico, com a educação da mente no plano psíquico, formam a simbiose entre os dois, dotando o homem com os conhecimentos e valores que vão determinar o seu caminhar pela vida fora.
Quanto mais elevados forem estes conhecimentos e valores, mais fácil é a vida.
É isto a que eu chamo saber pensar, é a minha verdade, a tua, pelo que de ti sei, com o domínio destes conhecimentos, dentro de muito poucos anos será maior que a minha.
E, esse pensamento, esse sonho, essa realidade trazer-me-á uma enorme alegria e grande felicidade.
A tua Viagem;
Estas a entrar no segundo ciclo da tua viagem,
Desta caminhada,
Na subida da montanha,
Sublime sagrada,
Montanha íngreme com árdua escalada,
Em direcção ao Todo,
Partindo..., de um aparente nada,
Muitas outras escaladas terás de fazer,
Rosários de outras historias..,
Que terás de viver,
Essas.., as outras...,
Tem por base o teu crescimento neste renascer,
Bagagens que transportarás,
A outras adicionadas,
Formando a grandeza do teu ser.
Conhecimentos e valores sedimentados,
Nos íngremes caminhos desta viagem..,
Que te estão destinados,
Que tens pela frente, a percorrer.
Terás que parar, pensar, desvendar, entender,
Os mistérios da vida,
Construindo a tua verdade,
Que só tu poderás escrever, e..., ler.
Somos aparentemente iguais,
Mas.., cada um de nós é único,
A nenhum outro igual, no caminhar, SER e TER
São inúmeras as diferenças de ser para Ser,
E é nestas diferenças que reside a beleza da vida,
Do SER,
São estas diferenças que quebram a monotonia,
Nos dão entidade, tornando-nos únicos,
E devemos compreender, entender,
Harmonizando-nos com elas,
E com elas saber viver,
Complementando-nos,
Gerando o entendimento de SER para SER,
Tirando as pedras do caminho,
Facilitando a caminhada
Suavizando o nosso viver.
Mas. como já reparas-te,  pedi-te para parar, pensar,  falei-te em mistérios, montanhas, caminhadas..., entendimentos, viagens..., coisas múltiplas, que exigem diferentes roupagens, roupagens, roupagens...,determinação, coragem, conhecimentos, valores, para enfrentar com sabedoria essas viagens.
Aceita o desafio, desvenda este mistério e quando o conseguires, quando estas questões desvendares:
Serás menino, serás homem,
Com muito brilho no olhar,
Pronto para os desafios,
Que tiveres de enfrentar.
Caminharás determinado,
Com amor no coração,
Passos firmes, seguros,
Com destino, direcção.
Na escalada da montanha,
Que te esta determinada,
Mas não temas meu. neto,
Não devemos temer nada.
O fantasma chamado medo,
Que atemoriza muita gente,
Não fará parte da tua vida,
Serás um homem diferente.
Serás um homem novo,
Do velho muito distante,
Olhar sereno, seguro.
A navegar contra a corrente,
Nesta urbe, neste mar,
De uma igualdade. aparente,
Encontrarás o porto seguro.
Serás um homem valente,
Com valores intemporais,
Marcando a diferença,
Entre ti e os demais,
Sorriso discreto nos lábios,
Ar de compreensão,
Reflexo dos valores,
Que te vem do coração.

Quando estes temas entenderes, e seus caminhos trilhares, já serás um homem novo, do velho muito distante, estarás pronto para a vida, serás nobre, serás valente.
Serás, e......, .....,...., és..., o meu herói, meu ponto de referencia, preenches a lacuna..., lá longe..., cavada, em minha longa existência.
Mas. há afirmações, reticências e entre linhas, que não são para desvendar, terás que as descobrir, ao longo do teu caminhar.

Caminhos
Longos, sinuosos, são os caminhos,
Que nós próprios traçamos,
Ao desviarmo-nos do TODO,
A que um dia voltamos.
Através da  Ingénua luz,
Pura, Ínfima, pequenina,
Perdida no espaço. terra .., ar...,mar.
Envolvida em densas nuvens,
Num incerto caminhar,
Saiu do Todo,
Ao Todo vai voltar,
Depois de vencer as densas nuvens,
Em que se deixou embalar,
Cantos. de sereia...,
Terra. ar..., mar..,

Mundos. de ilusão,
Pela mente humana gerados,
Fazem pender a balança,
Para caminhos torpes errados,
Envolvendo a chama DIVINA,
Nosso verdadeiro ser,
Para quem não existe a morte,
Mas um constante viver.
O que é de DEUS a DEUS pertence,
A ELE estamos ligados,
Por mais voltas que dermos,
Não seremos abandonados.
A nossa chama DIVINA,
Num constante renascer,
Liga vidas com vidas,
Num permanente viver.
O binómio vida, morte,
Não tem razão de ser,
São duas portas distintas,
Demarcando o renascer.
Para mundos paralelos,
Onde temos de crescer.
Mundos, Mundos, Mundos,
Ordenados, compartimentados,
Paralelos, profundos,
Balizados por leis DIVINAS,
Intemporais,
Intuídas nos planos tridimensionais,
Pelos SERES cuja chama DIVINA,
Aprendeu, cresceu, revigorou,
Nos íngremes caminhos dos mundos,
Onde nobres valores caldeou, e dos Demais se demarcou.
Ao perceber, entender, que errou,
E das leis DIVINAS, de DEUS,
Se desviou,
Esquecendo, a ligação, a essência,
A DEUS,
E, A. ela. A DEUS voltou.
Chama DIVINA,
Essência do SER,
Para quem a morte não existe,
Mas um constante viver.
Freixo

Sem comentários:

Enviar um comentário