Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mentalidades


A história conhecida, é um indicador irrefutável, da degradação das mentalidades, das sociedades em que vivemos. Não se luta pelo conhecimento, harmonia e paz, luta-se pela ignomínia, mentira, e valores sociais, que nada tem a ver com o bem comum, devidamente alicerçado, duradoiro.
Vive-se o presente, esquece-se o futuro. Para que assim seja, e esta orgia de conceitos prevaleça, e os líderes de opinião, construtores destas mentalidades, usem e abusem dos seus poderes, prometem aos povos o sol e a lua, mesmo sabendo que não podem dar o que prometem.
Estes semeadores de ilusões, estão em todas as áreas, dos tecidos sociais em que vivemos, com predominância, na política e religião.
Os políticos, vivem da infantilidade dos povos, que não são capazes de perceber, que para dar e necessário ter. Um país, governa-se como uma casa, de acordo com o orçamento mensal, rendimentos que o casal tem. Se gastar mais, fica endividado, e tarde ou cedo tem de assumir a responsabilidade dos gastos em excesso que fez. Vai ter de retirar do seu orçamento mensal, o necessário para amortizar a divida. Em politica as coisas são mais graves, é uma família maior, e as crises económicas, provenientes de maus governos, afectam sempre os mais necessitados, que não tem culpa, nem estiveram na origem de obras megalómanas, na maioria dos casos desnecessárias, e na maioria das vezes, feitas por compadrios, para directa ou indirectamente, encherem os bolsos. Com estes governos os ricos continuam ricos, os pobres mais pobres. Os partidos políticos são encarados como clubes de futebol, e as suas bases, estão de tal ordem fanatizadas, que não conseguem ver o obvio. É decepcionante, ver nos meios de comunicação social, os autores da grave crise, que os países mais pobres vivem, opinar, falar, como se nada tivessem haver, com o estado caótico em que mergulharam o país, neste caso Portugal, e as bases, apoiam-nos e batem-lhe palmas como se fossem os maiores.
Em religião acontece o mesmo que na política, um indivíduo qualquer, resolve dizer que é apostolo, irmão de Cristo, ordena uma caldeirada de patranhas, completamente irracionais, o Zé povo acredita, e assim vive faustosamente a custa da ignorância.
São estas as mentalidades que predominam, que como é óbvio, é necessário mudar.
Já Platão dizia, governar é uma magna ciência que é necessários descobrir. A Democracia é o sistema politico mais caro dom mundo. Porque é necessário arranjar tachos, para os que a suportam.
A religião, é desnecessária, quando os governos entenderem, que a educação dos povos deve ser feita, de forma pedagógica, científica, em que desde cedo o menino homem, perceba, saiba, distinguir o bem do mal, e os benefícios ou consequências, que um ou outro lhe traz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário