Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

domingo, 20 de novembro de 2011

A Excomunhão de Leão Tolstoi. Heresias do nosso tempo.

Leão Tolstoi

 Leão Tolstoi, um dos maiores vultos da literatura Russa e do mundo, foi um dos muitos excomungados pela Igreja Católica.

Tolstoi, quando iniciou a busca da essência espiritual do homem, resumida nos princípios cristãos de amor a Deus e ao próximo. Tornou irreversível a ruptura com a Igreja Católica, em 1901, foi excomungado. Facto que o tornou popular entre a juventude intelectual na época. A Morte de Ivan Ilitch  (1886),  A Sonata a Kreutzer  (1890),  Ressurreição  (1889-99) e Hadji Mourat  (1890-1904) fazem parte deste período.

Escreve igualmente ensaios em que condena as sociedades modernas baseadas na procura do supérfluo e evidencia uma exigência moral que resultará num conflito interior extremo. É alvo de todas as atenções quando apenas procura a simplicidade e a renúncia.

Quando um Igreja excomunga, por se defenderem ideais Cristãos, próximos do nosso tempo, 1901.

Quando se recua 300 anos no tempo, ao Concilio de Trento, para se elaborar o catecismo da igreja, fazendo tábua rasa, do Vaticano II. 

Se continua a manter um alô-redencao, em detrimento de uma auto-redencao, se fazem dentro da Igrejas eleições pouco claras. 

Se vê na Igreja uma das maiores multinacionais do mundo.

É caso para pensar e dizer, a Igreja Católica Apostólica Romana, esteve sempre demasiado longe do percurso de Jesus O Cristo, de costas para a humanidade.

Uma viragem de 180 graus, como opinamos no texto anterior, é capaz de ser muito pouco,

A Igreja habituada a ser o centro, a porta de quem as ovelhas tem de bater. Ou muda radicalmente, ou acaba na descrença total, que prolifera a passos gigantescos, pondo em risco a sua existência.

Os tempos mudaram,..
O homem começou a pensar...
A fogueira, a pira, acabou...
Não vai mais voltar.

Pela força,
Jamais podeis dominar,
Só as armas do amor,
Cabem neste lugar.


JPF

Sem comentários:

Enviar um comentário