Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Homem Integral



O homem integral:
Como já percebemos o homem desenvolve-se em mundos diferentes, matéria e energia, como tal tem de estar dotado com mecanismos que lhe permitam crescer e viajar nestes dois mundos a que iremos chamar de físico e astral. 
O mundo físico é a terra, o astral é o mundo que denominamos dos espíritos. 
Onde também existe matéria, mais rarefeita, invisível aos olhos dos sentidos físicos, mas nem por isso deixa de ser matéria ou se quisermos energia mais densa.
O corpo astral, copia fiel do físico é invisível para a maioria das pessoas mas não deixa de ser matéria, e como matéria esta na escala a seguir a do corpo físico. 
O homem esta preparado para viajar nestes dois mundos ou como acima dissemos dotado dos meios necessários para o fazer. 
Perderam-se conhecimentos, que temos de recuperar, para que possamos compreender neste plano físico o homem na sua forma integral e nesse estádio caminhar. E um dos primeiros pontos a reter é a forma como é feita a ligação a estes dois mundos; para o plano físico pela mente instintiva e os cinco sentidos que todos conhecemos. 
Para o plano astral, por cinco sentidos com as mesmas funções dos físicos e ainda por um sexto sentido, que nos ligam ao intelecto. 
A frente na definição destes corpos voltaremos a esta questão.

O homem, visível aos olhos dos sentidos, não se nos apresenta no seu todo. Este como todos os seres que viajam no cosmos, são compostos por outros corpos energéticos, que no seu conjunto, físico e energéticos, são extensões do espirito. 
Como atrás vimos antes do físico plasmado na terra, há o espirito proveniente da Noosfera, e nesta também de passagem.  
Esta convicção leva-nos ao entendimento de que o espirito, é o primeiro, esta antes do físico, é o ser verdadeiro e que o corpo físico não passa de uma vestimenta pelo espirito usada nesta passagem pela terra. 
Neste ponto devemos parar e pensar que um dos maiores erros desta e de outras humanidades, foi pensar e agir, exactamente ao contrario, privilegiando o corpo físico, considerando-o o primeiro, em detrimento dos outros corpos e do próprio espirito. Esquecendo que o físico é transitório, mortal, que se desgasta com o tempo, que como as camisas que usa também tem duração. 
A cegueira em sobrepor o físico ao espirito, foi ao ponto de se tentar impor a imortalidade da carne, com uma ressurreição dos mortos, numa reconstituição da matéria. 
Com base num DEUS inventado, poderoso que tudo pode. 
Não vamos aqui discutir o seu poder porque cremos em algo de Grandioso, mas de forma diferente. 
Pretendemos e só chamar atenção, para alguns factos fáceis de ver de forma racional. 
E fazer algumas perguntas: como seria a ressurreição de crianças, mutilados, aleijados, feios, bons e maus etc. 
Como apareceriam estes corpos no fim dos tempos?
Quando são os fins do tempo?
Que justiça podia haver num DEUS, que não dava a todos a mesma oportunidade, são tantas as perguntas  que não vamos entrar por aí.
Cremos, sabemos que há um SER SUPERIOR, denominado com vários nomes dependendo do ponto do globo em que nos encontramos e da forma como racionalmente o vemos. 
Em que de uma forma ou outra todos acreditamos.
SABEMO-LO  perfeito e justo. 
Que estabeleceu leis pelas quais temos de caminhar. 
Mas para conhecer essas leis, temos primeiro que nos conhecer, saber quem somos e para onde vamos. Só sabendo quem somos, conhecendo as nossas capacidades nos podemos preparar para o percurso a fazer e as outras leis conhecer.
Voltemos ao homem integral, composto por um ser primeiro, espirito, vários corpos energéticos, que lhe permitem deslocar-se fora do físico, e o físico.  
Este ultimo não deixa de ser uma prisão para o espirito, que limita seus movimentos. 
Mas é nele que ele se burila, aperfeiçoa, lhe permite viver na terra, nos mais diversos estádios de aperfeiçoamento, subindo, escalando as etapas do conhecimento. 
Será para o espirito o jardim da infância o ensino básico para uns, e o  denominado inferno apontado por muitas religiões para outros, para aqueles alunos que se desviaram dos programas escolares e a eles tem de voltar depois de andar perdidos e resgatar os erros cometidos. 
É na terra onde o espirito tem de intuir,  perceber as leis DIVINAS onde tem de se enquadrar, e nelas caminhar. É uma adaptação ao corpo físico, a nova vestimenta que tem de usar, nesta e noutras terras nas longas caminhadas a efectuar. É com essa adaptação, conhecimento e ligação, que estamos preparados para caminhar, que sabemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos. 
Mas repetindo-nos, primeiro tem de se conhecer a si próprio no plano físico,  dominar para poder orientar os seus corpos neste plano da terra. 
Esse conhecimento permite-lhe a unificação dos vários corpos e conhecendo-os e unificando-os neste plano, aproxima-se da verdade universal, passa a viajar conscientemente no cosmos em direcção ao TODO a que estamos ligados.
É  esse trabalho que estamos a tentar desenvolver.  
O homem tem de se consciencializar, que há, existem, outros corpos, mais importantes que o físico, e que a distorcida noção desta realidade, lhe advêm, de conceitos errados, ao longo de séculos difundidos, por aqueles que apanharam a verdade no ar, sem ir a raiz para a poder filtrar, os tais mitos de que o homem  precisa de se afastar.  
Recapitulando, falamos na Noosfera,  nas energias, que envolvem a terra, no homem integral e energias que o envolvem.  
A harmonização dessas energias é fundamental no reencontro que o homem tem de fazer consigo próprio.  
Mais adiante, noutro enquadramento, voltaremos ao Homem integral.

Sem comentários:

Enviar um comentário