Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

domingo, 1 de janeiro de 2012

Os seis corpos do espirito




Reafirmamos a existência do espirito como ser primeiro, verdadeiro, com diferentes moradas na casa do nosso pai, constituído pelos seguintes corpos:

7 – Espírito,

6 – Mente espiritual,

5 – Intelecto, 

4 – Mente Instintiva,

3 – Prana ou Força vital,

2 – Corpo Astral,

1 – Corpo Físico.

O corpo físico: é de todos os corpos utilizados pelo espirito o mais tosco o mais grosseiro, aquele que só é utilizado pelo espirito no plano da terra. Mas nem por isso deixa de ser importante. Devemos conserva-lo, cuida-lo, para que ele sirva os fins do espirito. Deve ser o corpo físico a obedecer as ordens da mente verdadeira, do Intelecto, e não a mente através da voz dos sentidos a obedecer ao corpo físico.

Quando chega a morte do corpo físico, com a decomposição, a força que mantinha as células unidas, afasta-se, e estas ficam livres para seguir cada uma, o seu caminho próprio para formar novas combinações. Algumas vão fazer parte do corpo de plantas e eventualmente encontram novamente corpos de animais, ou permanecem no corpo das plantas, outras ficam no solo por algum tempo, mas a vida do átomo significa incessante mudança, incessante e constante transformação. A morte é só um aspecto da vida, a destruição de uma forma material, preludio para a construção de outra.

2 Corpo astral;

Este não é tão conhecido como o seu irmão físico, embora esteja em íntima relação com ele e seja na aparência a sua cópia exacta. Foi conhecido em todas as épocas e tem dado lugar a muitas superstições e mistérios, devido ao desconhecimento da sua natureza. É composto de uma matéria mais subtil, menos densa que a do corpo físico, mas não deixa de ser matéria. É visível pelo clarividente, pode ser fotografado pela máquina de Kirliam. Neste ponto quero chamar a atenção para o seguinte facto: um ser humano a quem foi amputada uma perna, ao ser fotografado não aparece a parte material, amputada, mas aparece a perna inerente ao corpo astral. Este corpo quando fora do físico nota-se a ligação em energia com a aparência de um fio de seda. Com a morte do corpo físico este também deixa de Ter utilidade e desaparece, desintegra-se no espaço e muitas vezes é visto pelos que tem essa faculdade nos cemitérios junto a campa do corpo físico.

3 Prana:

É a força, a energia vital que se encontra em todas as formas de vida desde as mais ínfimas as maiores.

Quando o Ego parte do corpo físico com a chamada morte, o Prana fica livre do controle do ego, distribui-se pelos átomos, regressando a restante a proveniência, de onde procede.

O Prana, esta em todas as formas de matéria, mas não é matéria é a energia que anima a matéria. Também o Prana teve ao longo de séculos interpretações que levam ao mistério, as tais curas milagrosas.

Como adiante iremos ver e atrás de forma aligeirada abordamos, pode ser direccionada através do pensamento as várias células do nosso corpo, de forma directa ou indirecta, a nós ou a outrem. Captando Prana no ar, com pensamentos forma, direccionando-os de acordo com as curas que se pretendem obter.

É esta energia de que falamos, que tem a cor correspondente a sua positividade, que lhe é dada pela qualidade do pensamento que a Direcciona, e através da cor o vidente ou fotografada pela máquina de Kirliam distingue-se a positiva da negativa.

Há todo interesse que cada um de nós se rodeie através dos pensamentos, de uma forte camada de Prana positiva, para resistir as ondas adversas emanadas pelos pensamentos negativos dos outros, e possamos viver serenos, tranquilos, em campos energéticos positivos.  

Mais a frente apontaremos fórmulas para trabalhar, direccionar estas energias.

4 Mente Instintiva:

Esta ligada a tudo que é físico, aos reinos inferiores ao espirito, mas sem ela o homem não podia existir como ser físico nesta fase do seu desenvolvimento, é um valioso servidor, mas no seu lugar, tem de ser fiscalizada e impedida de usurpar prerrogativas do ser mais elevado, o Intelecto. O admirável trabalho do corpo, em todas as suas funções é coordenado pela mente instintiva.  

Mas é o habitáculo, de tudo quanto é terreno, dos apetites, paixões, desejos, instintos, sensações, sentimentos e emoções de ordem inferior, que se manifestam no homem, daí a necessária fiscalização, de outra forma ligada aos sentidos, pode e cria a desordem e o caos aos níveis superiores. Para um grande número de homens que ainda não esta desperto, age, funciona sobre a influência do plano instintivo, da mente instintiva.

5 Intelecto:

Os quatro pontos anteriores, correspondem aos quatro princípios inferiores da vida. Quando o quinto princípio começa a desenvolver-se, começa a unificação do homem no seu todo, e na medida em que o intelecto se desenvolve, ilumina o quarto principio dotando de razão a vida instintiva, a consciência simples, matiza-se na consciência do eu. Antes do claro aparecimento do quinto principio não há voz da razão.

Com a gradual consciencialização do eu interior, começa o homem a formar um ego de forma racional, a raciocinar, a fazer comparações, a tirar ilações. Começa a pensar por si mesmo, a classificar, analisar, separar, deduzir.

Começa a confiar na sua mente, em vez de aceitar cegamente, o que vem da mente de outros.  

6 Mente Espiritual:

É algo interno que abordamos em lições anteriores, nas viagens a essência do nosso ser, é a luz que devemos limpar das impurezas criadas ao longo de séculos. Tudo o que de bom, de nobre, humilde chega ao homem, provem da mente espiritual.  

Quando o homem começa a reconhecer a sua existência e fortalece os laços de comunicação com ela, recebe uma luz cada vez mais intensa.

Quando aprendemos a confiar no espirito, este responde enviando iluminação e sabedoria.

7 O Espírito:

Como repararam é o primeiro em ser, mas o ultimo, o sétimo a compreender.
O Espírito é o sétimo princípio do homem, a Chama divina, um raio de luz central, o eu-real, é a alma da alma, que nos espera e chama, para o compreender, temos que o compreender ligado a Mente Cósmica ou Deus Universal Uno e Unico. O espirito é a gota do oceano, o grão de areia das ribeiras do infinito, uma partícula da Sagrada Chama.

Que por nós espera, que nos ama.

Mas para o entender é preciso com ele crescer, como pode o finito compreender o infinito?
Só aproximando-nos dele o poderemos compreender.  

O espirito é a parte interna do homem integral que mais se aproxima do Centro, de DEUS.
Na introdução das nossas aulas dissemos que era necessário derrubar mitos milenares, que induziram o homem a seguir pensamentos errados e dessa forma desintegrou o homem, criando um fosso entre o físico e o Divino.

A primeira coisa a fazer é reunificar o homem, dizer-lhe quem é de onde vem e para onde vai, para que dessa forma o homem saiba qual é a viajem a fazer, o destino que o espera.
Sem destino aparente tem caminhado ao longo de séculos, e os resultados esta a vista. Portanto é preciso recalcar, reafirmar, que o homem integral, saiu do TODO como a criança que é lançada no mundo físico e nasce para o mundo dos espíritos com alguns conhecimentos.
O espirito tem de passar pelos mais diversos aprendizados, para adquirir conhecimentos e cimentar valores reencarnando as vezes necessárias para esse fim.

Deve saber que vivemos em mundos de energias com os mais diversos fins.

E que é no saber lidar com essas energias, que esta a sua própria segurança, num caminhar equilibrado, com tudo o que o rodeia.

O homem tem que distinguir as energias positivas e negativas, as que o ajudam e as que o destroem.

Tem que saber que a terra, paraíso para alguns, é o inferno para outros, mas que tudo encaixa na ordem natural das coisas.

Tem que saber que o mal não existe como criação Divina, mas como criação da mente humana, e se é uma criação da mente humana, que desviada do Divino criou o mal, terá que ser a mente humana a fazer a reversão, e é aqui que o homem terá que desempenhar um papel importante.




Neste ponto já percebemos como e onde se fez a ruptura, mas é preciso conserta-la. Inverter  actual ordem das coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário