Quais são as duvidas, que encontra, na leitura deste Blogue?

sábado, 6 de outubro de 2012

Aos Bons Católicos.

Aos verdadeiros católicos.





Para mim, os verdadeiros católicos são todos aqueles que desconhecem a história da igreja, e são sinceros na sua fé, na sua crença para com Deus.

Na década de 90, o Papa João Paulo II, publicou um livro: ‘’No Limiar da Esperança’’. Estávamos numa época de descobertas a vários níveis, rasgavam-se conhecimentos e caminhos do espirito, estava muito presente na mente de muitos católicos o Vaticano II. Como católico aguardava o livro previamente anunciado, com alguma ansiedade, na esperança de que muita coisa dentro da Igreja Católica ia mudar.  O livro, lido numa noite, foi um balde de água fria, ao ponto de me merecer um artigo no Jornal de Noticias, com o título: ‘’João Paulo II, Parou no Limiar da Esperança’’. Este artigo teve uma resposta no mesmo jornal, do Sr. Ulisses C. Vila da Ponte, Norte de Portugal, nova resposta e nova contestação. O Sr. Ulisses telefona-me, altura em que verifico que tinha 75 anos, e vivera uma vida integra a sombra da igreja católica, era portanto um bom cristão. Não me foi agradável verificar que tinha abalado as suas convicções.

Há dois dias atrás, outro bom católico e meu conterrâneo, tentou contestar um dos meus posts. Como estes dois, há milhões de bons católicos espalhados pelo mundo, que na sua sã inocência, não compreendem a extensão daquilo que escrevo. E é para esses, que vai o meu pedido de desculpas e seguinte esclarecimento.

Não desenterro a história da igreja, para de forma acintosa denegrir ou criticar, não aponto caminhos fora da igreja por apontar. Ainda há dias atrás, uma alta figura da igreja (Bispo Italiano), dizia nas páginas dos jornais, que esta, estava atrasada 200 anos. A igreja Católica, Apostólica Romana, não soube atempadamente inverter os caminhos seguidos, assumir a página negra que faz parte da sua história, pedir desculpas ao mundo, e entrar em caminhos mais científicos e menos místicos.

A igreja estabeleceu um tampão, entre o homem e o conhecimento de si mesmo, como homem integral, como um ser do cosmos. É por esse conhecimento que luto, é por esse conhecimento, necessário ao homem, que afronto muitos e bons cristãos, não com a intensão de ofender, mas para levantar véus, para que o homem pense, construa a sua verdade, e se encontre a si mesmo, no seu todo, como um ser integral do cosmos.

JPF
06/10/12           

Sem comentários:

Enviar um comentário